quarta, 22 de maio de 2024

Campanha Outubro Rosa tem início em Ourinhos

Da redação

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Para aderir ao movimento, em Ourinhos no período de 17 a 31 de outubro o público feminino poderá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames de mamografia, voltado para mulheres a partir dos 50 anos, o Papanicolau para a prevenção do câncer de colo de útero e o exame de sangue oculto nas fezes para o diagnóstico de câncer no cólon e reto.

As Unidades de Saúde da Família do Pacheco Chaves, São Jorge, Josefina, Flórida e Itajubi também estarão atendendo em horário especial entre os dias 24 e 27, no período das 17h às 21h.

Já no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Ourinhos, toda sexta-feira do mês de outubro serão ofertadas 20 vagas de mamografia (10 no período da manhã e 10 no período da tarde) para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Para fazer o exame não é preciso encaminhamento, basta comparecer na unidade nas datas marcadas com os documentos pessoais e o cartão do SUS. As mulheres que estiverem com alterações nos exames serão encaminhadas para consulta com mastologista no próprio Ambulatório.

Haverá ainda no dia 18 de outubro uma palestra com um especialista do AME sobre o câncer de mama para todos os pacientes e acompanhantes que estiverem no Ambulatório.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.