sexta, 06 de dezembro de 2024

Centro Cívico da Vila Odilon quer reerguer antigo clube

Publicado em 24 jun 2016 - 08:46:29

           

Preocupados com o abandono das ex-dependências do clube um grupo de amigos, antigos moradores do bairro, frequentadores do extinto Centro Comunitário da Vila Odilon (CCVO), uniu-se em torno da ideia de revitalização da área cujas instalações foram sendo depredadas desde sua extinção há cerca de 20 anos.

Saudosistas de um tempo em que a Vila Odilon ganhou notoriedade pela intensa e abrangente atividade sócio cultural na comunidade entre o final dos anos 70 e anos 90, o grupo objetiva principalmente reavivar o clube visando o bem comum em torno de atividades de convívio social como esporte, lazer, recreação, entretenimento e prestação de serviço à comunidade. Assim nasceu o Centro Cívico da Vila Odilon, entidade sem fins lucrativos com estatuto e diretoria constituídos que já se dedica a recuperação do que sobrou do patrimônio público deteriorado e até então sem qualquer tipo de aproveitamento.

Falando à reportagem, membros da diretoria revelaram que há algum tempo o grupo vem se esforçando para levar adiante o projeto do novo CCVO, que o mesmo foi muito bem recebido pelos moradores com muitas pessoas se entusiasmando com os objetivos e prontas a colaborar. Segundo seus integrantes o ideário é o espírito de cidadania e responsabilidade na busca da paz social, do fortalecimento da amizade e pela alegria de ver as coisas prosperando em benefício da população da região. De acordo com o presidente da nova associação o empresário Dias Negrão, o projeto tem um forte cunho de promoção social que visa atingir desde as crianças até os moradores mais antigos do bairro.

As primeiras ações do Centro Cívico foi limpar toda a área de aproximadamente 40.000m² onde, da estrutura antiga praticamente o que restou são duas quadras poliesportivas e o campo de futebol que já está sendo utilizado. “Nós dividimos a nossa equipe em módulos e cada uma está se incumbindo de ações diferenciadas, nossa primeira ação foi a reforma do vestiário já que o campo de futebol era o que estava em maior estado de abandono. A prefeitura vem nos ajudando nessas benfeitorias que além da recuperação do campo inclui melhorias das guias e sarjetas, asfalto, arborização e outras”, explicou. Ele ressalta que para tudo existe um custo, mas as dificuldades financeiras têm sido superadas de forma surpreendente a se basear na primeira campanha de arrecadação promovida pela equipe. Em 20 dias a diretoria e muitos colaboradores que aderiram ao projeto de reconstrução do clube venderam mais de 900 pizzas promocionais para arrecadação de fundos ao CCVO.

 O antigo Centro Comunitário da Vila Odilon foi construído durante a gestão do ex-prefeito Aldo Matachana Thomé em 1978 e passou a ser utilizado pela associação da época por meio de lei municipal de permissão de uso. Entre 1980 e 1990, foi um dos principais clubes da cidade com equipes de karatê, futebol e atividades que atraíam pessoas de toda cidade com diversos eventos sociais, entre eles os famosos bailes e concurso Rainha da Telha. A decadência deu-se pela má administração e acúmulo de dívidas e várias ações judiciais cobrando direitos trabalhistas de ex-funcionários, a situação se agravou e o patrimônio do clube foi penhorado pela Justiça do Trabalho. A área foi retomada pela prefeitura por decreto em junho de 1998.

 

Para Eduardo Cruz, militar da reserva e morador do bairro que fez parte da direção do antigo Centro Comunitário em sua boa fase, é lamentável que os rumos daquilo que era modelo de comunidade com suas atividades sócio culturais e esportivas tenha se perdido. “O meu sonho é mais social, é tirar crianças carentes das ruas, participei de projetos assim na PM e tenho a satisfação de integrar o novo CCVO e ver que um projeto nesse sentido tem apoio do grupo e será desenvolvido por nós. Queremos ajudar a formar cidadãos”, destacou. 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.