quinta, 18 de julho de 2024

Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO realiza Jornada de Nutrição

Publicado em 30 ago 2022 - 13:33:31

           

O evento acontece no Auditório 3, do Campus da UNIFIO, é aberto ao público externo, podendo participar profissionais e demais interessados nos temas

 

Rose Pimentel Mader

 

O Curso de Nutrição do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, reconhecido recentemente com a nota máxima (conceito 5) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), realiza de 29 a 31 de agosto, a Jornada de Nutrição.

A palestra de abertura do evento, no dia 29, às 19h30, será sobre o tema “Autocuidado e Nutrição”, que será proferida pela consultora em Gestão de Pessoas Silvia Almeida Ruiz Martins. A segunda palestra da noite será ministrada pela nutricionista Jenifer Bom, do Ambulatório da DII de Santos (SP) que abordará o tema “Atuação do Nutricionista na DII.

 

 

No dia 30, às 19h20, a palestra será realizada pelo Sebrae com o tema: “Sua ideia de negócio: aprenda técnicas para tirar suas ideias do papel e planejar seu negócio”.

Na sequência, às 20h30, a palestra será sobre “Suplementação e desempenho esportivo: do amador ao atleta”, ministrada por Giovana Caramashi Degelo, nutricionista, doutora em Genética e especialista em Metabolismo nutricional e do esporte, pelo Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri – FMB-Unesp/Botucatu).

No dia 31, às 19h20, o engenheiro de materiais (UFSCAR) Luiz Filipe Carvalho vai apresentar a palestra sobre “Insetos comestíveis: um novo ingrediente proteico e sustentável.

A Jornada que acontecerá no Auditório 3, do Campus da UNIFIO,  é aberto ao público externo, podendo participar profissionais e demais interessados nos temas.

 

Curso de Nutrição é reconhecido pelo MEC com nota 5

O Curso de Nutrição foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com a nota 5, conceito máximo conferido à uma instituição de ensino superior. O reconhecimento do MEC foi publicado no portal E-MEC na terça-feira, 16 de agosto.

É a segunda nota máxima que a UNIFIO conquista do MEC este ano. Recentemente, o Curso de Odontologia também obteve nota 5, destacando-se entre os 3 melhores Cursos do Estado de São Paulo e os 8 melhores Cursos do País, considerando as instituições públicas e privadas.

 

Curso-oferece-excelencia-de-ensino

 

Para a coordenadora do Curso de Nutrição, professora mestre Mara da Silva Corsini, “a obtenção da nota máxima, após a avaliação feita durante a visita in loco virtual do MEC, comprova a excelência de ensino do Curso e da UNIFIO”.

Segundo a coordenadora, “os principais fatores que contribuíram para esta conquista, foram a infraestrutura da instituição, o projeto pedagógico do Curso, corpo docente, os laboratórios, biblioteca e, também, as atividades curriculares dos alunos, como estágios e ações de extensão à comunidade oferecidas pela Clínica de Nutrição que atende gratuitamente a população”.

“O atendimento na Clínica é realizado pelos alunos com supervisão de professores e profissionais nutricionistas altamente qualificados”, ressalta Mara Corsini.

De acordo com a coordenadora, a comprovação da qualidade de ensino do Curso de Nutrição, instalado em 2019, que vai formar a primeira turma em dezembro deste ano, abre as portas do mercado de trabalho para os futuros profissionais.

Com quase 20 anos de experiência profissional e acadêmica no ensino superior, Mara Corsini, destaca que esta conquista chega num momento importante: na véspera de 31 de agosto, Dia do Nutricionista. “É um grande presente para os futuros profissionais formados pela UNIFIO que vão carregar no diploma esse conceito conferido pelo MEC”, comemora a coordenadora.

 

Laboratório de Nutrição da UNIFIO

 

“Estamos à disposição de todos aqueles que sonham em cursar Nutrição na UNIFIO e desejam fazer o vestibular, para assistir uma aula e agendar uma visita ao Campus para conhecer toda a infraestrutura oferecida aos nossos alunos”, finalizou.

A reitora Gláucia Librelato Gonçalves destacou que “a UNIFIO mantém o seu compromisso com a excelência e trabalha todos os dias, incansavelmente, para oferecer o melhor ensino e ser a melhor instituição para os alunos se formarem, as pessoas trabalharem e conviverem. Esse é o nosso maior valor e a nossa missão”.

“Estamos muito orgulhosos em receber o segundo conceito 5 consecutivo neste ano de 2022, que demonstra a segurança e a seriedade do trabalho da Fundação Educacional Miguel Mofarrej, da UNIFIO e do Colégio Santo Antônio. O relacionamento com nossos alunos não termina na porta da faculdade ou na porta do Colégio. Numa cidade pequena como a nossa, o relacionamento é constante e prezamos muito por isso, prezamos encontrar com nossos alunos bem colocados no mercado de trabalho e nossa expectativa é que o mercado de trabalho espere pela formação de nossos alunos, porque sabem que eles farão a diferença”, ressaltou Gláucia.

“E seguimos todos os dias, com a nossa missão de realizar sonhos e transformar as vidas de nossos alunos, do meio em que vivem e, consequentemente, da sociedade. Toda essa sucessão de conceitos 5 que é o conceito máximo, de excelência, reconhecido pelo MEC por comissões sérias que temos recebidos, nos proporciona uma segurança maior para pleitear o nosso tão sonhado curso de Medicina e estamos firmes nesta convicção e vamos trabalhar muito para trazer esse curso para a cidade de Ourinhos”, afirmou Gláucia.

 

Primeira turma a se formar em dezembro deste ano

 

“Como pessoa e profissional, me sinto plenamente realizada e feliz, amparada por esta empresa que é a Fundação Educacional Miguel Mofarrej que nos dá todo apoio e suporte necessários para que estas realidades apareçam, para que esses sonhos se realizem, para que possamos fazer tudo que é necessário e possível para oferecer ao aluno o melhor estudo e entregar o melhor profissional no mercado de trabalho e o reconhecimento do MEC é consequência do nosso trabalho. Estou muito feliz em receber comissões importantes e elas constatarem a verdade do nosso curso porque realmente a UNIFIO trabalha de forma muito transparente e verdadeira. Então o conceito 5 é um conceito real, de verdade e isso nos tranquiliza e nos dá segurança quanto ao trabalho de todo nosso corpo docente, coordenadores e equipe administrativa. Gostaria de agradecer a todos eles, em nome da pró-reitora Glauka Archangelo, de toda nossa equipe de coordenação e da coordenadora Mara Corsini. Agora também passamos pelo reconhecimento do curso de Administração, estamos aguardando a nota e as expectativas são as melhores possíveis porque a nossa gestão está muito coesa, segura e afinada para receber as visitas do MEC e mostrar tudo que temos de verdade, pois a verdade é imbatível e quando o propósito é verdadeiro, atingimos nosso objetivo”.

“Continuamos com nossa visão de futuro, em fazer cada vez mais para melhorar e trazer cursos novos que o mercado está exigindo, em trabalhar o nosso aluno que merece ter um espaço digno no mercado de trabalho. Em busca desses objetivos, seguimos trabalhando e acredito que existe um círculo virtuoso de todos os coordenadores e de toda a área pedagógica, atuando em sintonia, por isso a conquista do curso de Odontologia que obteve o conceito 5, e agora Nutrição. Administração, com certeza, também deverá ter conceito 5 e isso é um caminho que não tem volta. Vamos conquistar muitas outras notas 5. Para isso vamos trabalhar e realizar todos os dias”, finalizou Gláucia.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.