quarta, 17 de abril de 2024

Chefe do Cartório Eleitoral de Ourinhos orienta eleitores para o 2º Turno da Eleições

Marcília Estefani

 

 

Faltam 13 dias para o 2º turno das eleições, que acontece no próximo dia 30, último domingo de outubro, quando o Brasil escolhe seu novo presidente da República e, em 12 estados do país, os brasileiros definem quem será o governador.

A responsável pelo 82º Cartório Eleitoral de Ourinhos, Rafaela Benck Biagini, alerta aos eleitores que não votaram no 1º Turno e estão *com título regular* podem votar no 2º turno e fala da necessidade de justificar a falta.

“Esclarecemos que os eleitores, *com título regular*, que não compareceram para votar no 1° turno poderão comparecer para votar no 2° turno, não havendo qualquer impedimento. Lembrando que quem não votou em algum dos turnos deverá justificar a ausência no dia da eleição ou até 60 (sessenta) dias após (nesse caso com documento comprobatório da impossibilidade de votar) ou quitar o débito”, informa.

MAIORES DE 70 (SETENTA) ANOS – Rafaela lembra também que os eleitores que possuem mais de 70 (setenta) anos não são obrigados a votar. Mas, caso queiram e *estejam com o título regular*, mesmo que não tenham votado nas últimas eleições e ainda que não tenham feito a biometria, também podem comparecer normalmente para votar. Nesse caso, é necessário consultar antes a situação do título junto à Justiça Eleitoral.

APLICATIVO E-TÍTULO – Solicitamos que os eleitores que fazem uso do aplicativo e-título, ao acessar o aplicativo, cliquem na linha inferior, na opção “onde votar” para que seja atualizado o aplicativo e consulte a seção correta. Necessário que todos compareçam portando documento oficial de identificação com foto.

CONSULTAS ZONA/SESSÃO – O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza a consulta ao local de votação de forma rápida, simples e gratuita, no site do TSE https://www.tse.jus.br/comunicacao/radio/2022/Outubro/faltam-13-dias-para-o-segundo-turno-eleitoras-e-eleitores-podem-consultar-com-antecedencia-o-local-de-votacao.

 

Basta clicar na aba ‘Eleitor e eleições’ na parte superior da página e depois no ícone local de ‘votação zonas eleitorais’ e preencher o formulário com seus dados pessoais.

 

Na aba ‘Eleitor e Eleitores’ também é possível obter outras informações. O TSE possui ainda um assistente virtual no whatsapp, no número 61 99637-1078.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

– 15 de outubro: data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito;

– 24 de outubro: último dia para o registro de pesquisas de opinião pública – realizadas em data anterior ao dia das eleições – relativas ao segundo turno, ou aos respectivos candidatos, para divulgação no dia das eleições;

– 25 de outubro (5 dias antes das eleições): nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto;

– 25 de outubro: data a partir da qual o material da propaganda eleitoral gratuita deverá ser retirado das emissoras;

– 27 de outubro (3 dias antes das eleições): último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa;

– 28 de outubro (2 dias antes das eleições): último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita de segundo turno no rádio e na televisão;

– 29 de outubro (1 dia antes das eleições): último dia para veiculação de propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som e distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som;

– 30 de outubro (dia das eleições): início da votação do segundo turno das eleições a partir das 8h. A votação é encerrada às 17h.

– 1º de janeiro de 2023: presidente e governadores tomam posse dos cargos.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.