terça, 23 de julho de 2024

Cidades do centro-oeste paulista decretam restrições para o feriado de Corpus Christi

Publicado em 02 jun 2021 - 19:01:10

           

Alguns municípios decidiram manter o funcionamento apenas dos comércios essenciais. Outros adotaram uma espécie de ‘lockdown’, restringido a circulação de pessoas até domingo (6)

 

Da redação

 

Por causa do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3), e o risco de aglomerações diante do avanço da pandemia da Covid-19, algumas cidades do centro-oeste paulista decidiram restringir a entrada e circulação de pessoas neste feriado prolongado.

Segundo as prefeituras, o objetivo é evitar aglomerações devido ao aumento do número de casos da doença em todo o estado de São Paulo, já que nos feriados o movimento nos municípios aumenta.

A prefeitura de Assis (SP) publicou um decreto para conter a circulação de pessoas em locais de maior movimento a partir das 21h desta quarta-feira (2) no feriado de Corpus Christi.

Apenas serviços essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, supermercados, padarias e açougues estão autorizados a funcionar na cidade. Já os bares, comércio em geral, lanchonetes e restaurantes devem suspender o atendimento presencial e realizar apenas delivery. Os parques também vão ser fechados para evitar aglomerações.

Chácaras, sítios e ranchos não podem ser alugados. Segundo a diocese de Assis, as celebrações características da celebração não vão ocorrer e as missas também serão apenas online.

Em Itatinga (SP), a prefeitura decidiu estabelecer um toque de recolher a partir das 19h às 5h. As regras começam a funcionar a partir esta quarta-feira (2) e seguem até este domingo (6). A Vigilância Sanitária e Guarda Civil vão fazer fiscalizações na cidade com apoio da polícia.

Segundo a prefeitura, se houver descumprimento do toque de recolher, a pessoa pode ser investigada por crime contra a saúde pública. Aqueles que circularem nesse horário tem que comprovar a necessidade.

Restrição de circulação

Algumas cidades decidiram estabelecer restrições mais severas e implantar uma espécie de “lockdown” durante todo o feriado prolongado, para evitar que novas contaminações da Covid-19 aconteçam com a possível visita de parentes ou aglomerações.

Em Queiroz (SP) a prefeitura decidiu estabelecer um “lockdown” a partir das 19h desta quarta-feira (2). Já em Chavantes (SP), as restrições de circulação começam a valer apenas às 22h desta quarta-feira.

Comerciantes e empresários de Chavantes foram até o gabinete do prefeito Marcio Burguinha (PSDB) nesta tarde de quarta-feira (2), para tentar convencê-lo a voltar atrás no decreto que fecha o comércio até segunda feira (7).
Apesar da forte pressão o prefeito não cedeu e manteve o decreto. A medida visa conter a disseminação do coronavirus, permitindo que apenas serviços essenciais funcionem.

Os municípios de Tupã (SP), Bastos (SP), Arco Íris (SP), Iacri (SP) e Herculândia (SP) também decidiram implantar restrições, mas a partir das 0h desta quarta-feira (2).

Ibitinga (SP) e Pompeia (SP) já adotaram medidas mais restritivas para a circulação de pessoas desde o último fim de semana que continuam valendo até domingo (6).

Repercussão das medidas

Em Bastos, comerciantes fizeram uma manifestação em frente à prefeitura contra as medidas de restrição. Durante o protesto eles fecharam a rua, mas a PM interviu e a manifestação continuou na calçada, em frente ao prédio.

Como o prefeito de Bastos está em São Paulo, dois vereadores atenderam os manifestantes e ficou decidido que uma reunião será feita entre comerciantes e o prefeito para discutirem a situação. Assessor da prefeitura confirmou que, por enquanto, o decreto está mantido na cidade.

E em Tupã, depois do anúncio de que os supermercados iriam ficar fechados, muita gente correu pra fazer as compras. E teve muita fila e horas de espera na porta dos supermercados.

As pessoas usavam máscaras e tentaram um distanciamento, mas em alguns momentos houve aglomeração. Na cidade só poderão funcionar farmácias postos de combustíveis durante o feriado e fim de semana prolongado, para as demais atividades são permitidas apenas entregas à domicílio. Retirada no local e drive-thru estão proibidos.

(Com informações G1 Bauru e Marília)

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.