terça, 08 de outubro de 2024

Colégio Saber terá ensino médio em 2019

Publicado em 28 ago 2018 - 01:50:53

           

Bia Venâncio

Após muito estudo e dedicação, o Colégio Saber anunciou no dia 14 de agosto o lançamento do Ensino Médio para todos os alunos de Ourinhos e região. A escola, que já se encontra entre uma das mais conceituadas da cidade, decidiu trazer um modelo de Ensino Médio que atenda todas as necessidades pedagógicas individuais dos alunos.

Para a diretora do Colégio Saber, Ana Laura Nicastro, o Ensino Médio sempre foi um sonho. “A gente esperou o momento certo, que era o amadurecimento da escola e contar com profissionais competentes para nos auxiliar nesse projeto”. Além disso, a diretora destacou que as pré-matriculas estarão disponíveis a partir de setembro para que os pais possam conhecer melhor o projeto pedagógico e tirar todas as dúvidas acerca de valores e infraestrutura.

A principio, a primeira turma já está formada e conta com a participação dos alunos no 9º ano do Colégio Saber. Porém, se houver demanda para os outros anos, também serão abertas novas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Ana explica que para isso acontecer o corpo docente terá profissionais com experiência comprovada e que tragam mais humanização para a sala de aula, aliando aulas teóricas e práticas.

Projeto pedagógico

Marco Antônio Souza foi o coordenador escolhido para desempenhar o papel de acompanhar professores e alunos. “Como o próprio nome diz, eu como coordenador devo organizar as demandas, as escolhas acadêmicas de cada aluno, apoiar os professores com a gestão da aprendizagem e, enfim, poder dar vida aos sonhos e desejos dos alunos”, esclarece o Marco Antônio que já teve experiências como diretor, coordenador e supervisor de escolas.

Para o corpo pedagógico, a tecnologia deve ser uma grande aliada no ensino dos alunos, já que faz parte do contexto atual e pode proporcionar uma vivência com o mundo e a sociedade ao redor. Porém, ela deve ser um recurso bem utilizado, que traga conhecimento de forma mais divertida para os jovens, como por exemplo com o uso de chromebooks.

Outro aspecto do plano pedagógico que o coordenador Marco ressaltou é a presença da interdisciplinaridade, empreendedorismo, o respeito ao meio ambiente e a formação humana desses jovens, com aulas práticas que demonstram como eles podem ser proativos e fazer a diferença no mundo.

Grupo A Educacional

O Colégio Saber se tornou parte do Grupo A Educacional há dois anos, quando trouxe a inovação do ensino bilíngue para seu ensino. Segundo o presidente do grupo, Gustavo Liam, todas as escolas do Grupo A Educacional prezam pela saúde emocional de cada aluno. “Nós procuramos dar a todas as nossas seis unidades um aspecto mais humanizado de ensino, trabalhando o respeito e a democracia em sala de aula também. O aluno que se sente amado e respeitado tende a render e produzir muito mais”, afirma o presidente.

Além dele, outra figura de destaque que compareceu ao coquetel de lançamento do Ensino Médio do Colégio Saber foi Mirna Eloi Suzano, diretora do colégio Liceu Santa Cruz, uma das unidades do Grupo A Educacional. Seu papel foi fundamental para a criação do projeto pedagógico, pois ela pode trazer as ideias e experiências que teve com seu Ensino Médio.

Infraestrutura de causar inveja!

Mirna conta que o Grupo A Educacional proporcionou muita liberdade aos alunos e confessou sentir inveja da diretora Ana Laura. “Lá em São Paulo é raridade uma escola ser tão grande e com tanta área verde assim! (risos)”. Ela ainda menciona que tiveram que desapropriar o jardim da escola para transformá-lo numa horta comunitária dos alunos. “Imagine aqui que tem 5 mil metros quadrados de extensão!”, exclama Mirna. 

Para a diretora do Colégio Liceu Santa Cruz, esse espaço será fundamental para proporcionar aos alunos uma vivência prática do que eles aprendem em sala de aula. “Temos sempre que estar alinhados às mudanças e as experiências de mundo. Por isso trouxemos essa nova proposta de um Ensino Médio que tenha mais participação dos alunos, numa escola onde eles sejam os protagonistas da construção do conhecimento”, finaliza Mirna.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.