sábado, 02 de novembro de 2024
Publicado em 08 set 2018 - 09:01:31
by Professor Valdir Barbosa*
“O empreendedorismo exigirá novas habilidades e conhecimentos, com muita competência e responsabilidade profissional, com ações pragmáticas efetivas numa práxis sistêmica para gerar criatividade e inovação, resultando assim, um novo modelo de produção: O Capital Intangível do CONHECIMENTO.”
“O Empreendedorismo em sua atual vertente traz grandes oportunidades de negócios com muita criatividade e inovação, com utilização e aplicação de altas tecnologias (high tech) em novos produtos e serviços. Procedimentos estes de vanguarda são necessários para enfrentarmos os desafios e adversidades da concorrência competitiva, num cenário conjuntural de instabilidade econômica denominada de “crise”, impactando assim numa retração do mercado, num atual mundo contemporâneo globalizado onde impera a lógica da constante mudança”.
Características vitais do potencial empreendedor:
Iniciativa: São pessoas que não ficam esperando de outrem para que venham resolver seus problemas. São pessoas que começam coisas novas e iniciam um empreendimento inédito e desafiador. A iniciativa é um potencial motivador gerando capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age, interage e arregaça as mangas e parte em busca de seus objetivos e solução, dando assim um imput de energia com sua proatividade.
Aceitação do risco: O empreendedor aceita riscos, ainda que seja muitas vezes cauteloso e precavido contra o risco, a verdade é que ele o aceita em alguma medida, mas é recomendável ter prudência com planejamento com riscos calculados para sua viabilidade econômica, dentro de uma proposta de sustentabilidade.
Autocontrole: O empreendedor tem um autocontrole que na sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.
Trabalho em equipe: O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria com uma equipe, delega tarefas, trabalha em rede, faz parcerias, compartilha e obtém resultados por meio de colaboradores.
Persistência: O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir com determinação até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.
Empreendedor numa interface com o Administrador Empresarial: Na administração empresarial são fundamentais 4(quatro) competências: Planejamento; Organização; Direção e Controle. O empreendedor tem intrínseco em potencial no seu tino profissional, essas quatro habilidades do administrador, com uma forte predominância para a habilidade de Direção, mas não se deve descuidar da fundamental habilidade de controle negocial, a única que não se pode delegar a outrem para não por em risco o seu empreendimento.
“O empreendedor fazendo um ótimo planejamento, com organização, direção e sob seu efetivo controle, com criatividade e inovação, terá grandes possibilidades de enfrentar e vencer a competitividade, mercados instáveis e eventuais crises econômicas.
Digo, Empreender é preciso!”
_______________________________________________________________________________________________.
*Empreendedor, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária em Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.