sexta, 15 de novembro de 2024

COLUNA: PROFISSÃO & CARREIRA

Publicado em 17 fev 2019 - 11:29:26

           

by Professor Valdir Barbosa*     

“Estudar é investir no Capital Humano, gerando assim, uma fonte intangível de riqueza: O CONHECIMENTO!” by Professor Valdir Barbosa*

Com o término das férias escolares, seguindo o atual calendário escolar, os estudantes voltam às aulas. Voltamos quase sempre por dois motivos: Prazer em aprender para evoluir ou pela mera obrigação de estudar para ter um Diploma, evitando assim o desprazer, porém, estudar é preciso!

Estudar traz a luz do conhecimento e, concomitante nos liberta das alienações e reações impulsivas diante dos fatos inesperados.

A Epistemologia Genética postulado por Jean Piaget é uma teoria do conhecimento, conhecida por construtivista, muito aplicado dentro da área das ciências humanas, traz o entendimento científico do conhecimento dos seres vivos (possibilidades e limitações) implicado na sua evolução genética, buscando explicar como o sujeito passa de um conhecimento simples para um mais complexo, assim, elucida-nos sua aplicação na educação pedagógica, compreendendo assim o educando nas suas quatro principais fases de desenvolvimento humano; Sensório-Motor, Pré-operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal. 

Piaget também postulou o conceito de Adaptação e equilibração. Dentro destes pressupostos Piaget demonstrou que a Inteligência deve ser estimulada numa dialética experimental entre adaptação e equilibração, para assim evoluir e consolidar o conhecimento. Para Piaget existe um processo de equilibração progressiva do organismo com o seu meio. Sua ênfase está no processo construído, nos modos como nós passamos por cada fase da vida no âmbito educacional. 

A teoria Sócio Construtivismo postulado por Lev VygotskY, apoia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. Neste constructo, se faz necessário e de suma importância, a participação do educador junto ao educando, com a aplicação da metodologia da Zona do Desenvolvimento Proximal- ZDP.

Dentro da Psicanálise, o esquema do modelo mental do funcionamento da mente em três instâncias: Consciente, pré-consciente e inconsciente, teorizado na sua primeira tópica por Segmund Freud, nos traz um entendimento da aplicabilidade da memória e lembranças operacionalizadas pelo pré-consciente, e também a função importante do consciente como gestor da mente para atividades intencionais deliberadas para pensar e raciocinar.

Não obstante, precisamos buscar motivações que nos impulsionem para o estudo e aprendizado com prazer e muita motivação.

Essas motivações podem advir de forças exógenas, comparecendo dentro do âmbito externo para assim atingir uma melhor performance profissional em busca do sucesso e reconhecimento, para assim também consolidar uma melhor qualidade de vida; ou então fazer emergir de forças endógenas com uma automotivação, inspirado por uma vocação profissional em busca de uma auto realização, ou quiçá para cumprir uma missão de servir a humanidade.

Se você enveredar pela automotivação, terá sintonizado com a energia latente do seu entusiasmo (do grego “en theos” – ter Deus dentro de si) sendo que, com certeza com esta energia dinâmica, superará as suas adversidades e as dificuldades contingenciais, para assim atingir o seu objetivo de realização profissional, colhendo assim, os resultados das benesses do sucesso, portanto, motivar é preciso, mas estudar também é mais que preciso! 

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*Empreendedor, Coach Pessoal e Profissional, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária(Unesp) em Arqueologia do Capitalismo, Pós-graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.

 

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