quinta, 10 de julho de 2025
Publicado em 16 set 2018 - 12:11:44
MINDSET: CONSCIENTE x CONSCIÊNCIA:
A Quarta Revolução Industrial é um mote da Indústria 4.0, que engloba diversas tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Esta Revolução traçou novas posturas e características neste paradigma informacional.
Um dos maiores impactos causados pela Quarta Revolução Industrial será uma mudança de paradigma que afetará o mercado na sua produção e distribuição, como também na mudança de modelo mental “mindset” com a criação de novos modelos de gestão e negócios para acompanhar esta tendência ultra tecnológica vigente.
Para melhor compreensão deste novo paradigma mental, classifico-o de forma didática em 2 (dois) tipos de mindset: Consciente e Consciência.
A Percepção consciente “de” fatos da realidade nos traz uma percepção puramente intelectual experimental linear da realidade, num mundo de probabilidades pelo viés da física clássica; Enquanto que “ter” consciência da realidade nos traz uma percepção vivencial exponencial da realidade, com múltiplas possibilidades pelo paradigma da física/mecânica quântica.
Esta mudança de paradigma mental em sua percepção possibilitam grandes mudanças significativas em nossas Vidas. Ter consciência é ter uma atenção plena da realidade, vivendo e interagindo numa relação mútua, valorizando assim, o momento presente essencial e inédito.
Quando “O observador” da realidade, passa do estado racional experimental das probabilidades, para o estado vivencial das possibilidades, ela tende a se realizar espontaneamente enquanto constructo da realidade. Uma possibilidade é um estado quântico de realidade, ou seja, um estado possível que pode emergir num mundo de múltiplas possibilidades para a existência no espaço-tempo-dimensão(3D)= tridimensional.
A questão de plasmar em termos quânticos implica não apenas em estar consciente das probabilidades e, sim, ter consciência das múltiplas ondas de possibilidades, e assim, “colapsar a função” de ondas do substrato da realidade.
Há uma grande diferença paradigmática entre estar consciente “dê”, e “ter” consciência da realidade. Ter consciência vai além da inteligência artificial, aplicada no mote da Quarta Revolução Industrial, sendo a consciência inerente ao Ser Humano e fonte inesgotável de inteligência e sabedoria, dotados de seres com sensibilidade e sentimentos genuínos do “homo sapiens sapiens’.
Toda percepção é um ato genuíno de participação no tecido “3D” da realidade.
Se seu estado mental consciencial muda; sua realidade, seu destino, sua Vida muda, e concomitantemente novas possibilidades de fazer gestão e negócio também mudam, para assim trazer uma inovação “disruptiva” com fortes impactos na criação de produtos e serviços de vanguarda, surfando na nova onda da Quarta Revolução Industrial.
Ser Consciente ou Ter Consciência! SER ou não TER; Eis a questão do mindset.
_______________________________________________________________
*Empreendedor, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária em Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.