sábado, 20 de julho de 2024

Coluna Profissão & Carreira: Resiliência aplicada ao comportamento humano

Publicado em 03 nov 2018 - 06:25:38

           

by Professor Valdir Barbosa*     

O termo resiliência vem da física, onde certos corpos quando deformados voltam à sua forma original, sem quebrar e perder as suas características originais. Atualmente esse termo é muito usado nas áreas de Psicologia e Recursos Humanos, sendo a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, enfrentar situações de conflitos, mesmo sobre forte pressão, mantendo-se equilibrado e no controle da situação, mas não se trata de pessoas supra-humanas!

ATITUDES RESILIENTES: A capacidade de encarar as adversidades como oportunidades; aprender a transcender as dificuldades e até tragédias e fazer com que a pressão trabalhe a seu favor. É uma atitude de SUPERAÇÃO. 

Nossa sociedade contemporânea está balizada no modelo atual de produção e consumo, onde a concorrência, a competitividade na busca incessante por novos mercados e clientes, a busca por alta performance da eficiência com qualidade total nos produtos e serviços, com automação e implantação de programas de gestão de qualidades, deixou o ambiente de trabalho dinâmico, complexos e estressantes, em que a todo o momento estruturas são questionadas e alteradas num curto espaço de tempo, impactando novas demandas para cumprir objetivos e metas organizacionais, exigindo resultados rápidos e significativos. Nesse ambiente dinâmico e complexo, temos que aprender a conviver com as eventuais turbulências e instabilidades e saber superar as adversidades. Precisamos assim desenvolver a resiliência!

Pessoas resilientes são triunfadoras e sempre encaram os desafios utilizando seus atributos pessoais como perseverança, flexibilidade, confiança, otimismo, criatividade e até mesmo o sentido da intuição, fazendo o melhor uso possível de suas qualidades pessoais e profissionais, tem uma fé inabalável nos seus objetivos e um otimismo contagiante. É uma pessoa proativa, confiante e sempre motivada. 

Torne-se um resiliente, habilidade imprescindível para as relações humanas!

____________________________________________________________________________________

Professor Valdir Barbosa *Empreendedor, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia(Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Professor do Ensino Superior Graduação/Pós-Graduação, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária em Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.