segunda, 21 de abril de 2025
Publicado em 23 mar 2016 - 04:48:23
Assessoria de Comunicação
Com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre a preservação da água, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto promoveu de 16 a 23 de março atividades especiais para marcar as comemorações pelo Dia Mundial da Água, 22 de março.
As atividades promovidas pela SAE em parceria com a Prefeitura de Ourinhos por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura são voltadas principalmente para os alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de mostrar a importância da água, reforçando a consciência ecológica. Os estudantes fizeram visitas à ETA – Estação de Tratamento de Água onde aprenderam desde como a água bruta é captada do Rio Pardo, o sistema de tratamento e como é feita a distribuição para chegar água às torneiras das casas.
Na tarde do dia 22, os alunos da EMEF Prof. José Alves Martins visitaram a ETA e foram acompanhados pelo superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho que destaca que esta ação de conscientização é de fundamental importância. “O objetivo desse dia é sensibilizar os alunos e promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência para que eles multipliquem essa informação com seus familiares, amigos e vizinhos. Além disso, a data é um momento para refletirmos sobre nossas atitudes no dia-a-dia, afinal, se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, cerca de três a seis litros de água serão economizados, trazendo resultados positivos”, frisou. Após a palestra foram entregues cartilhas aos alunos com dicas de consumo para evitar o desperdício e o uso racional da água. As outras escolas que também visitaram a ETA foram as EMEFs Adelaide Pedroso Racanello e Amélia Abujamra Maron e o Colégio Santo Antônio Objetivo.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1992 e a cada ano é escolhido um tema, sendo o de 2016: “Investir em água é investir em empregos”.
Reciclinho
O Reciclinho, mascote da campanha “Coleta Seletiva Solidária: Reduza, Reutilize, Recicle”, parceria da SAE, Prefeitura e a Cooperativa de Materiais Recicláveis ‘Recicla Ourinhos’ também esteve presente na visita, sendo realizadas dinâmicas com os alunos sob coordenação da chefe da Seção de Benefícios Sociais, Kelly Bordinhon que abordou a importância da contribuição de todos para a coleta seletiva, assim como o descarte correto do lixo reciclável. As dinâmicas ainda contaram com a participação dos servidores da SAE, Arnaldo César Capelosa, Daiane França de Souza e Lauda Siqueira.
A aluna do 7º ano da EMEF Prof. José Alves Martins, Laura Gabriela B. Dias disse ter aprendido muito com a visita. “Gostei bastante, foi bem legal, porque aprendi como a água é tratada e como podemos colaborar para usá-la sem desperdiçar e também como reciclar o lixo”, disse.
Investimentos da SAE
A SAE tem investido constantemente na melhoria do sistema de captação e tratamento da água. Já está em funcionamento desde o início do ano passado, o poço semi-artesiano localizado no Parque dos Diamantes, próximo ao Reservatório do Jd. das Paineiras. O Poço foi feito com recursos próprios da SAE e impactou positivamente no aumento da produção de água reforçando o abastecimento na região do Jd. das Paineiras, assim como também apresentou reflexos positivos na parte alta da cidade que inclui os bairros da Vl. Margarida, Nova Ourinhos, Jd. Paulista e a área central da cidade.
Outro importante investimento é a construção do poço semi-artesiano na Fazenda Santa Maria que já se encontra na fase final de execução, com recursos próprios da SAE. O objetivo desta obra também é aumentar a produção de água e reforçar o abastecimento da parte da cidade que compreende a Vl. São Silvestre, Vl. Margarida, Vl. Nova Ourinhos e a parte central da cidade, dentre outros bairros adjacentes.
Mais uma obra que merece destaque é a construção da Estação Elevatória de Água Bruta na ETA, também já em funcionamento e que tem possibilitado a captação de água bruta de maneira mais moderna e eficiente. Um exemplo disso foi o que aconteceu no início deste ano em que o abastecimento de água para a população permaneceu eficiente apesar da cheia do Rio Pardo que deixou parte da ETA inundada. Completando esse investimento, a SAE implantou 600 metros de adutora de Água Bruta na ETA para aumentar a capacidade de captação com menor potência consumida de energia e a construção da Torre de Chegada que é um novo prédio para recepção de água bruta na ETA com dispositivos de medição e regulagem de vazões, com áreas para armazenagem e dosagem de produtos químicos.
Em breve, será iniciada a construção do Reservatório Apoiado de 1000 m³ no Jd. Anchieta que objetiva melhorar o sistema de distribuição de água da zona alta pertencente a esta região. Assim como se encontra em fase final de licitação o Reservatório Apoiado no Jd. São Silvestre de 1000m³.
LEGENDAS DAS FOTOS
Superintendente Haroldo juntamente com os servidores da SAE, o mascote Reciclinho e alunos e professores da EMEF Prof. José Alves Martins na ETA
Haroldo entregando a homenagem pelo Dia Mundial da Água para a professora Vânia S. Marichi da EMEF Prof. José Alves Martins
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.