terça, 16 de julho de 2024

Comunidade Vigilante: SMSP implementará programa de segurança que servirá de referência para a região

Publicado em 02 jan 2018 - 10:46:56

           

Alexandre Mansinho

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ourinhos (SMSP) irá implementar no Recanto dos Pássaros III um programa piloto chamado ‘Comunidade Vigilante’. De acordo com o secretário, Dr. Wagner Soares, esse programa de policiamento de proximidade irá se espalhar pela cidade e será referência para cidades vizinhas: “os vigilantes farão rondas diárias pela comunidade e, através de um relacionamento próximo com a comunidade, irão tomar ciência das ocorrências e dificuldades dos moradores (…) por meio de uma coordenação com as polícias Civil e Militar e com o uso das câmeras de vigilância que serão instaladas no bairro, nosso objetivo é reduzir sensivelmente os índices de criminalidade”.

O QUE É POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE? – O Policiamento Comunitário ou de Proximidade é um tipo de policiamento que utiliza estratégias de aproximação, ação de presença, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com as comunidades na preservação da ordem pública, da vida e do patrimônio das pessoas. A confiança mútua é o elo entre cidadão e policial, entre a comunidade e a força policial, entre a população e o Estado. 

HAVERÁ ‘GUARDA MUNICIPAL’ EM OURINHOS? – Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, de imediato houve a readequação funcional de um grupo de vigilantes concursados, que foram promovidos para seguranças patrimoniais – esses seguranças irão dar assistência nos casos mais simples – como depredação ou invasões em prédios públicos municipais. Posteriormente, após a total estruturação da SMSP e após a obtenção de verbas dos governos estadual e federal, haverá sim a guarda municipal.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.