segunda, 07 de outubro de 2024
Publicado em 01 out 2024 - 14:56:21
A situação climática exigiu acionar a bandeira tarifária patamar 2, que é a mais cara
Fernando Lima
Os brasileiros começarão a pagar mais caro pela conta de energia a partir desta terça-feira (1º), pois houve a necessidade de acionar a bandeira tarifária patamar 2, que é a mais cara no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Aneel informou que o acionamento da bandeira vermelha de patamar 2 foi necessário devido às condições climáticas atuais, com baixa nos reservatórios das hidroelétricas e alta no preço do mercado de energia elétrica em outubro. Esta é a primeira vez que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada em 3 anos e os consumidores irão pagar R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Como funciona o sistema tarifário
Segundo a Aneel as bandeiras tarifárias servem para sinalizar a necessidade de economizar energia e são divididas e cobradas por categorias de cores, que são acionadas para atender o consumo de energia elétrica do país, quando outras fontes de energia não são capazes de atender o consumo.
São elas:
Este sistema foi criado em 2015 e o preço da conta pode variar para mais ou para menos conforme as bandeiras são acionadas pela Aneel. A orientação do órgão é que se economize energia, principalmente neste período de seca.
Imagem: Reprodução/IstoÉ.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.