quinta, 13 de junho de 2024

Contos na Garagem da Titi

Titi Daquidali

“Enquanto houver crianças ouvindo e contando histórias, a tradição oral será perpetuada”. Uno esta frase a todo contexto da minha vida, meus desejos e experiências de contar, ouvir e compartilhar histórias, inclusive a experiência de ministrar aulas da disciplina de literatura com projetos de incentivos à leitura na escola onde lecionei. E com isso realizo cursos de “Contação de Histórias” a fim de aprimorar meus conhecimentos para realizar projetos. Foi através dessas novas experiências que surgiu o Projeto Contos na Garagem da Titi. Este projeto, sem fins lucrativos, vem com o propósito de compartilhar o prazer pela leitura.

Anteriormente, já realizava “Contação de História” como voluntária em algumas instituições que se interessassem, mas queria despertar o gosto pela leitura de maneira mais abrangente. E esse desejo foi tomando forma de “Contos de Garagem”. Comecei a pesquisar as possibilidades, pedir orientações ao meu professor Dr. Cléber Fabiano da Silva, da pós-graduação Fatum, que me direcionou para tornar realidade este projeto, de acordo com minhas possibilidades.

Com o projeto pronto era hora de colocá-lo em prática, após meses de estudo e minuciosamente planejado. E tudo valeu a pena. O primeiro encontro ocorreu no último dia 27 de maio com o tema “Mãe e Filhos” com a apresentação de belas histórias contadas por mim e por meus convidados Silvia Cristina Póvoa e Fabricio Pereira da Silva. Em ambiente aconchegante e público limitado pude atender e garantir o sucesso desse primeiro encontro. Mães e filhos adoraram e já pediram Bis!

Também pude contar com grandes amigos que enriqueceram o I Contos na Garagem: o fotógrafo Dony Nogueira, que cobriu todo o evento com lindas fotos e produziu um vídeo maravilhoso, minha prima Silmara Vicioli, grande incentivadora e que presenteou as crianças com lindos copos coloridos, minha filha Ariane, que ajudou no planejamento, minha amiga Dra Ana Paula Barbisan e minha mãe Teresa, que acreditaram no meu potencial e também ajudaram a servir os comes e bebes. E não poderia deixar de agradecer à Cibely Lande, que desde o momento que eu falei da ideia do projeto, ficou tão entusiasmada e foi motivando-me mais e mais. Enfim, agradeço a todos que ajudaram direta e indiretamente, e que venha muitos outros encontros, cheios de novas histórias para encantar.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Titi Daquidali é o nome artístico da professora de língua portuguesa e literatura Adriana Bordinhão Vicioli. Adriana ministrou aulas na ETEC de Ipaussu e atualmente trabalha na ETEC de Ourinhos. Adora contar histórias para todas as faixas etárias. https://www.facebook.com/titi.contos.na.garagem/

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.