sábado, 20 de julho de 2024

Coordenadora do projeto ‘ Caminhada Passos que Salvam’ faz palestra em Ourinhos

Publicado em 27 set 2018 - 06:34:35

           

Marcília Estefani

Palestra sobre os Sintomas do Câncer Infantojuvenil, com a coordenadora nacional do projeto “Caminhada Passos Que Salvam”, Naima Khatib, do Hospital de Amor de Barretos, reuniu centenas de pessoas no salão da Aeco na quinta-feira, 20 de setembro. A Secretária Municipal da Saúde, Cássia Palhas, também esteve presente.

Naima Khatib, contou que o projeto começou há quase dez anos, justamente para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer, visto que as chances de cura da doença podem dobrar caso as famílias encaminhem os pacientes ao perceber os primeiros sintomas.

Existem diferentes sinais que podem indicar que uma criança sofra de algum câncer, que vão desde dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, até dores nas pernas que não passam, aumento de tamanho da barriga ou brilho branco nos olhos quando a criança é fotografada com flash.

“A intenção é despertar a população para identificar esses sinais. Muitas pessoas confundem esses sinais com outras patologias e atrasam o início do tratamento”, diz.

“As pessoas têm que dar importância para a sintomatologia apresentada pela criança, porque ela não ‘mascara’ e não mente os sintomas”, afirmou.

De acordo com Naima, as crianças possuem mais tolerância orgânica para superar o tratamento do câncer, com doses mais fortes de quimioterapia, em relação aos adultos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.