terça, 23 de julho de 2024

Corpo de Bombeiros realiza operação Edificação Mais Segura em todo estado de São Paulo

Publicado em 02 abr 2019 - 04:31:03

           

Marcília Estefani

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou hoje, campanha informativa, educativa e preventiva, que será realizada nesta terça-feira, 2, e na segunda-feira, 8, em todo o estado, com o objetivo de informar e orientar a população sobre a operação EDIFICAÇÃO MAIS SEGURA, que tem o objetivo de aumentar a proteção à vida através de medidas de proteção contra incêndios em edificações e áreas de risco. 

De acordo com a nota publicada, nos últimos 5 anos foram atendidos 166.026 ocorrências de incêndios estruturais em edificações, indústrias, comércios, entre outros, que infelizmente vitimaram 4.658 pessoas, além dos danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos imensuráveis.

A corporação iniciará a partir de 9 de abril, o serviço de fiscalização desses locais, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 1.257 de 06 de janeiro de 2015 e Decreto Estadual nº 63.911/18, de 10 de dezembro de 2018.

FUNCIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO – O serviço de fiscalização tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento. Será realizado pelos bombeiros militares, identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificada por QR Code, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado, o que poderá ser instantaneamente checada veracidade e comprovada no site Via Fácil Bombeiros.

AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS – Edificações de todos os tipos devem ter por obrigação o AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros), porém algumas pessoas ignoram a necessidade de renovação deste documento que garante segurança e proteção contra incêndios a todos que vivem, utilizem ou trabalham no local. A emissão é feita pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, após vistoria de que todos os itens obrigatórios de proteção estão devidamente instalados e posicionados. São vistoriados escadas de incêndio; portas corta fogo e anti pânico; iluminação de emergência; detectores de fumaça; hidrantes; placas de sinalização, entre outros.

RENOVAÇÃO – A renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros tem duração de 1 até 5 anos, de acordo com o risco da edificação, sendo assim sempre que este período estiver prestes a terminar ou se for feita alguma alteração no projeto original que foi vistoriado, é preciso pedir a renovação do auto junto ao Corpo de Bombeiros.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.