sexta, 19 de abril de 2024

CREAS Ourinhos acompanha mais de 80 situações de violências contra idosos

Diversas atividades foram realizadas nas últimas semanas, como rodas de conversa para diálogo, esclarecimentos e reflexões, e um ciclo de encontro com os idosos em atendimento

 

Da redação

 

Neste mês de junho, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura de Ourinhos, promove o alerta e conscientização sobre a prevenção da violência à pessoa idosa. Durante o mês de maio, o CREAS realizou o acompanhamento de 86 situações de violência a pessoas maiores de 60 anos.

 

 

Diversas atividades foram realizadas nas últimas semanas, como rodas de conversa para diálogo, esclarecimentos e reflexões, e um ciclo de encontro com os idosos em atendimento. Além disso, a página no Instagram @‌CREASourinhos publicou uma série de vídeos informativos que podem ser compartilhados.

 

DADOS

No ano de 2022, de acordo com levantamento do Setor de Vigilância Socioassistencial, Monitoramento e Avaliação, 115 idosos foram acompanhados pelo CREAS, sendo 41% homens e 59% mulheres.

Entre os atendidos, 16 pessoas possuíam algum tipo de deficiência física ou intelectual. Em mais de metade (55,7%) dos casos analisados, foi identificada negligência por pessoas próximas aos idosos. Um terço deles (37,4%) relataram sofrer violência psicológica, enquanto um quinto sofreram com violência física (20,2%) e abandono (21,7%). Um outro problema encontrado foi a apropriação indébita (13%).

 

DENUNCIE

Se você vivenciou ou sabe de algum caso de violação de direitos humanos é possível denunciar anonimamente a violência e salvar vidas. O telefone ‘Disque 100’ funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. As forças policiais e delegacias também podem e devem ser acionadas em casos de riscos à vida e realizarão o encaminhamento para atendimento das pessoas e responsabilização dos culpados.

O CREAS Ourinhos fica localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 1.147, Jardim Matilde. Os telefones de contato são (14) 3322-1595 e 99762-8449. E-mail: creas.ourinhos@gmail.com.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.