terça, 16 de julho de 2024

CSA realiza Projeto Interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares

Publicado em 30 mar 2021 - 23:28:19

           

“Esse projeto marca a abertura dos outros projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano”, adiantou Khnayfes.

 

 

Rose Pimentel Mader

 

Sempre inovando para transmitir conhecimentos aos alunos e promover uma formação sólida e integral, o Colégio Santo Antônio está realizando um Projeto Interdisciplinar on-line baseado na histórica Carta de Pero Vaz de Caminha.

 

Coordenador e professores do Ensino Médio durante apresentação do Projeto

 

O projeto pioneiro apresentado pela plataforma Zoom e direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares foi idealizado pelos professores Angela Sêncio (Arte), Arthur Galdino (Sociologia), Carlos Paiva (História), Henriqueta Cury (Literatura), Meirielli Escobar (Redação), Natal Varella (Geografia), Rogério Hirga (Biologia) e Victor Caetano (Física), com o apoio e participação do coordenador pedagógico do Ensino Médio, professor Marcelo Khnayfes.

 

Projeto Baseado na Carta de Pero Vaz de Caminha

 

De acordo com a professora Henriqueta Cury, de Literatura, uma das responsáveis pelo projeto, o Colégio escolheu a Carta de Pero Vaz de Caminha por ser uma indicação de leitura obrigatória da UNICAMP. “Trata-se de um documento histórico do século XVI e o primeiro texto que introduz o Brasil na história universal e na literatura”, afirmou.

 

Projeto envolveu a participação de professores de várias disciplinas

 

A professora explica que cada professor explorou, dentro de sua disciplina, o que a Carta oferece, não apenas com o objetivo de incentivar a leitura, mas também de evidenciar aos alunos que qualquer obra literária pode ser trabalhada e interpretada sob os mais diversos aspectos, envolvendo vários componentes curriculares, proporcionando assim um conhecimento amplo e sólido.

 

A obra literária trabalhada e interpretada sob os mais diversos aspectos, envolvendo vários componentes curriculares

 

“Não se trata apenas de estudar uma obra pensando numa prova de vestibular, mas de oferecer ao aluno a oportunidade de fazer uma análise mais ampla e profunda que proporciona muitas outras conexões com a realidade”, ressalta a professora Henriqueta.

 

A análise interdisciplinar permite ao aluno, por exemplo, estabelecer uma comparação da inovação tecnológica da caravela na época com a Apolo 11

 

O coordenador do EM, professor Marcelo Khnayfes, destaca que a análise interdisciplinar permite ao aluno, por exemplo, estabelecer uma comparação da inovação tecnológica da caravela na época com a Apolo 11, espaçonave utilizada pelo homem para ir à lua. Também chama a atenção para a importância do projeto como atividade complementar valiosa para potencializar a formação do aluno como um ser pensante.

“Esse projeto marca a abertura dos outros projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano”, adiantou Khnayfes.

 

Temas trabalhados no Projeto

O Projeto foi dividido em duas partes. A primeira foi apresentada no dia 19 de março e versou sobre o tema Terra à Vista com o título “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, de Jorge Lima.

O segundo encontro com os alunos está programado para o dia 16 de abril e terá como tema “Navegar é preciso, viver não é preciso”, de Fernando Pessoa.

 

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