sexta, 01 de março de 2024

CSA utiliza plataformas educacionais para ministrar aulas online

As aulas ocorrem nos períodos da manhã e tarde, exatamente igual às aulas no de recursos diversos para dinamizar a aula

 

Rose Pimentel Mader

 

O Colégio Santo Antônio, seguindo todas as recomendações de isolamento social dos órgãos de saúde e educacionais sobre a suspensão de aulas, em decorrência do novo Coronavirus, está utilizando as plataformas educacionais para ministrar aulas online e desenvolver atividades com os alunos.

A diretora professora Sueli Carrijo Rodrigues,  os coordenadores pedagógicos Ana Paula Padlas Motta (EFI 1º  ao 5º ano), Marcelo Lima (EFII 6º ao 9º ano), Marcelo Khnayfes (EM e Curso Pré-Vestibular) e professores estão empenhados em proporcionar aos alunos todas as condições para manter a rotina escolar em casa, com a aplicação dos conteúdos pedagógicos programados para o bimestre.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais estão realizando suas atividades síncronas através das aulas online ao vivo pelo aplicativo zoom e as atividades assíncronas estão sendo realizadas na plataforma UNOi. Para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos o envio e entrega das tarefas estão sendo feitos na própria plataforma e para os alunos do 1º ao 3º ano o envio e devolução de tarefas são feitos semanalmente no próprio Colégio.  Todas essas atividades fazem parte de um roteiro de estudo encaminhado diariamente na plataforma. O esclarecimento de dúvidas e a comunicação com os pais e alunos estão sendo realizados através de mensagens na plataforma educacional e por email.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

As aulas do Ensino Fundamental Anos Finais estão sendo ministradas de forma remota e a aprendizagem está sendo on-line através de atividades síncronas e assíncronas.

As atividades síncronas são aquelas que exigem a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente, nesse caso, virtual, como, por exemplo, aulas ao vivo através da utilização do aplicativo Zoom Cloud Meeting – realização de aulas ao vivo, interagindo com o professor e os colegas de forma semelhante ao que acontece em sala de aula.

As atividades assíncronas são aquelas que não exigem que o aluno e o professor estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e ocorra o aprendizado, por exemplo, vídeoaulas, resolução de exercícios, pesquisas, fórum, atividades na plataforma UNOi.

 

Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais em atividade

 

Para o Ensino Fundamental Anos Finais, está sendo utilizada a plataforma UNOi, com inúmeros recursos disponíveis aos alunos e professores, garantindo assim a aprendizagem em tempo de isolamento social. Os professores podem postar diversas atividades dentro do portal, como Fóruns, roteiros de estudo dentro das Bibliotecas de Classe, vídeos e, também, podem criar os podcasts.

A coordenação continuará realizando atendimento aos alunos, atendimento aos pais e responsáveis por linhas de transmissão já criadas no Whatsapp Business, na reorganização das atividades acadêmicas e na solução de problemas e dificuldades. A orientação pedagógica permanece atendendo normalmente para garantir pleno aproveitamento do trabalho, ajuste no desenvolvimento de ações de acordo com a necessidade individual dos alunos. A coordenação recomenda aos alunos que estejam preparados e com material organizado pontualmente para que se inicie a aula no horário previsto.

Também são oferecidos encontros virtuais de mentoria para oportunizar aos alunos um espaço de acolhimento e reflexão sobre as questões socioemocionais que emergem nesse período de quarentena. Somado a isso, foram liberadas agendas, também virtualmente para atendimentos de Orientação Educacional para os alunos que encontrarem dificuldades de aprendizagem.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ENSINO MÉDIO

Para o Ensino Médio, o CSA utiliza a Plataforma Educacional SAS completa, com inúmeros recursos disponíveis aos alunos para garantir a aprendizagem em tempos de isolamento social. Livros online, videoaula para cada uma das aulas do material, correção das atividades de tarefa, exercícios e gabaritos.

 

Tela de uma professora aplicando prova para a 2ª série do Ensino Médio

 

O SAS transmite diariamente, no período da manhã, aulas pelo seu canal no youtube para todos os alunos do país. São 5 aulas diárias com chat para interação entre os alunos participantes. Essas aulas são gravadas e permanecem à disposição para serem assistidas a qualquer momento.

As aulas são ministradas em tempo real com os professores do SAS, transmitidas a partir das 14h00 pelo canal SAS Educação no youtube. Todos os dias são disponibilizadas 5 aulas com acesso ao chat para interagir com outros alunos que assistem as aulas. Todas as aulas já transmitidas permanecem disponíveis para visualização a qualquer momento.

VIDEOCONFERÊNCIAS COM OS PROFESSORES DE CADA DISCIPLINA

Os professores do Colégio criaram canais para transmissão de aulas ao vivo com os alunos. As aulas ocorrem nos períodos da manhã e tarde, exatamente igual às aulas no de recursos diversos para dinamizar a aula.

USO DO CLASSROOM PARA REALIZAÇÃO  DE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÕES

Este recurso é utilizado para o envio de atividades, links, documentos, correções e tudo mais que for necessário ao aproveitamento e desenvolvimento dos alunos. Todos os professores mantêm salas de aula virtuais que favorecem a troca e o aprendizado.

SIMULADO

Desde o início do isolamento/ distanciamento social, os simulados continuam acontecendo normalmente, porém de forma remota. Já foram realizados 2 grandes simulados, envolvendo milhares de alunos das escolas parceiras do SAS. Os alunos do CSA participaram do 1º SAS Fuvest, realizado no dia 04 de abril e do 2º SAS ENEM, realizado nos dias 18 e 25 de abril.

Neste final de semana (30/05) e no próximo (06/06), serão aplicadas as provas do 3º SAS ENEM com todos os alunos do Ensino Médio e Cursinhos. Alunos da 1ª e 2ª séries participarão como treineiros.

Ao final de cada simulado, os alunos recebem um relatório personalizado e um plano de estudos para potencializar ainda mais suas habilidades.

AVALIAÇÕES

Foram criadas avaliações virtuais, realizadas pelo Google Forms que são aplicadas pelos professores durante a aula. Os relatórios são avaliados pelos professores antes de serem entregues aos alunos, assim como em uma prova realizada de forma presencial.

ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO

A coordenação mantém um canal de comunicação em tempo real com alunos, professores e pais, garantindo a rápida solução de problemas que podem surgir. O atendimento se faz por whatsApp, email, telefone e videoconferência.

Foram acrescentados plantões virtuais aos alunos da 3ª série e dos Cursinhos (os vestibulandos) para que sejam atendidos individualmente pelos professores, oferecendo mais segurança aos alunos que prestarão vestibular este ano.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.