terça, 21 de maio de 2024

Cuide de sua saúde, começando pelo café da manhã

Da redação

Faça chuva ou faça sol, nada melhor para começar o dia que um bom café da manhã. Trânsito, sono, indisposição – são muitos os obstáculos que separam uma pessoa da mesa do café da manhã. Especialistas reforçam que a alimentação adequada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, a disposição e até a relação com os quilinhos a mais que tanto incomodam.

Estudos comprovam que pessoas que não tomam o café da manhã ou somente tomam um café preto ao acordarem tem 10% mais chances de ganho de peso, pois o organismo fica com deficiência de nutrientes.

Por ser a primeira refeição do dia após o longo período de jejum durante o sono, o café da manhã tem uma importância muito grande para a alimentação como um todo. A falta de alimento neste horário, faz com que o organismo, que já está com suas reservas de energia baixas, comece a utilizar massa muscular. Ou seja, provoca a perda de massa muscular e consequente flacidez, por exemplo.

Erros mais comuns – Muita gente reclama do fato de simplesmente não sentir fome de manhã. O hábito faz com que o corpo acabe usando outras fontes de energia para realizar suas atividades, o que pode provocar sonolência, indisposição, cansaço, alteração do humor, retardo no raciocínio, fraqueza e desmaios.

O erro mais frequente de quem não consegue se alimentar de manhã é acabar comendo demais na próxima refeição. A pessoa acredita que por não ter tomado café da manhã pode compensar no almoço e acaba comendo demais. Outro erro frequente é ficar beliscando ao longo da manhã.

É sempre melhor comer em pequenas quantidades várias vezes por dia, porém em horários determinados.

Sendo assim, o melhor a se fazer é adquirir o hábito. O ideal é fazer a primeira refeição assim que acordar, nem que seja com um suco de fruta ou de soja, mas algo que reabasteça o organismo. Para quem não consegue comer imediatamente depois de se levantar, aguarde pelo menos uma hora após o despertar.

Café da manhã completo – 1 copo de leite semi ou desnatado, ou um copo de iogurte, ou um copo de suco de soja, ou um copo de suco natural sem açúcar; duas fatias de pão integral, ou quatro torradas integrais, ou seis cookies integrais; uma colher de sopa de queijo cottage, ou uma colher de sopa de ricota, ou duas fatias de queijo branco; uma fruta de sua escolha com uma colher de sopa de granola ou linhaça sem açúcar.

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