sexta, 21 de junho de 2024

Curso de Jogos Digitais da Fatec Ourinhos fecha parceria com Diretoria Regional de Ensino

Da redação

No último dia 25 de agosto, o curso de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC), por meio de seu grupo de pesquisa “Projeto Game Office” recebeu a visita do coordenador da área de Arte da Diretoria Regional de Ensino Rodrigo Mendes. Em uma reunião muito criativa, o professor convidado, juntamente com alguns membros da equipe fatecana, elaboraram a primeira, de muitas propostas de jogos educacionais, que serão produzidas pelo grupo do Game Office, e, futuramente, aplicada nas escolas da rede estadual de ensino e, após algumas adequações sugeridas pelos alunos, professores e diretores, o game finalizado será doado para a escola parceira.

O jogo discutido irá abordar alguns dos conteúdos da matéria de Arte do ensino fundamental I, como formas geométricas, cores primárias e secundárias, linhas e as principais obras de pintura de artistas renomados. A ideia é que o game auxilie os alunos na assimilação desses conteúdos deixando o contexto de aprendizado mais leve e descontraído. Os games desenvolvidos pelo grupo prezam pela dinâmica na apresentação por meio de propostas gameficadas envolvendo os mais diversos conteúdos. O referido game será desenvolvido utilizando a técnica do “2D e meio”, se passará em um museu com 3 andares onde cada andar terá um desafio diferente com exercícios para que o aluno se sinta desafiado pelo game a chegar em seu último estágio

Em 2015, a parceria entre Projeto Game Office e diretoria de ensino já demonstrava seus primeiros resultados por meio de um jogo desenvolvido para a coordenação de inglês. O game educativo, denominado Game of Colors, foi testado com os alunos da escola E.E Domingos Camerlingo Caló, o jogo foi doado para a escola e já está disponível para utilização dos professores.

Projeto Game Office – Projeto Game Office é um grupo de pesquisa destinado aos alunos do curso de Jogos Digitais da Fatec Ourinhos com o objetivo de apresentar um primeiro contato com a rotina de uma empresa de tecnologia, fazendo com que os envolvidos sintam a dinâmica e as responsabilidades de trabalhar em uma empresa com clientes, coordenadores, diferentes equipes e diferentes projetos.

Criado em 2015, o grupo se iniciou com uma pequena equipe com apenas um encontro semanal. Hoje, o projeto envolve 27 alunos estagiários (todos voluntários) se reunindo em dois dias semanais de desenvolvimento. Dentre os produtos desenvolvidos estão jogos educativos, aplicativos gameficados e outros softwares para entretenimento.

Além de parcerias e desenvolvimento de games o projeto também oferece treinamento constante para os alunos envolvidos para o contato e conhecimento de novas ferramentas.

O Projeto Game Office é coordenado pelo Prof. Me. Marcos Danilo Graciano e conta com a participação de professores e alunos do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais.

O projeto conta com um site (www.projetogameoffice.com.br) que disponibiliza os produtos criados para download gratuito. Nas redes sociais é possível acompanhar o trabalho da equipe também pela página facebook.com/projeteogameoffice.

O Projeto Game Office está a disposição da comunidade da nossa região para receber demand.as para criação de jogos digitais, animações, modelagens de objetos 2D/3D e demais produtos de produção visual. As parcerias são firmadas em projetos que possibilitem que os alunos do curso de Jogos Digitais se desenvolvam profissionalmente ao mesmo tempo que contribuem com a comunidade.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.