sexta, 01 de março de 2024

Dança materna para gestantes: cuidado e carinho com mamães e bebês

Marcília Estefani

Engana-se quem acredita que o período de gravidez é um momento em que as grávidas devem ficar em repouso absoluto e sem fazer o que gostam. Salvo mulheres com recomendação médica, a atividade física é recomendada mesmo durante a gravidez e em meio a essa possibilidade surge a modalidade de dança para gestantes.                       

Como todo exercício físico voltado para grávidas, a dança materna para gestantes tem como principal objetivo promover uma adaptação da mãe às mudanças que a gestação provoca, ajuda na liberação de hormônios que geram bem-estar, estreitam os vínculos entre mãe e bebê, auxiliando também as mães que almejam o parto normal.

Doutor Fernando Diez Perez, médico ginecologista tradicional em Ourinhos, afirma que a prática de exercícios libera endorfinas e faz com que as gestantes se sintam bem. Melhora a autoestima, tem menos estrias, sentem-se bem e gastam calorias, o que ajuda a controlar o aumento de peso.

“Existe com os exercícios nas aulas de dança, um fortalecimento do assoalho pélvico, que passa a ser como uma preparação para o período expulsivo do trabalho de parto. Na minha experiência particular, lembro de professoras de dança que tiveram um trabalho de parto extremamente curto, e um período expulsivo rápido, sem complicações”, afirma o médico.

Ainda de acordo com Dr. Fernando a dança pode ser praticada durante toda a gravidez. “Apenas devem evitar-se esforços físicos quando ocorrem sangramentos vaginais, ameaças de abortamento ou abortamento de repetição”.                        

Além disso, participar de aulas de dança de forma regular ajuda na oxigenação e também na melhora da circulação sanguínea, dois pontos que são altamente recomendados para a gravidez. Enfim, quando há harmonia entre o corpo e a mente, a gravidez tende a ocorrer de forma suave e tranquila.

Roberta Kilian de Oliveira Rodrigues, 26 anos, bailarina e coreógrafa formada pela EDTGPR // FAPPR 2010 e responsável pelas aulas de dança materna no Espaço Fit Corpus, afirma que a modalidade ajuda também as mamães a adotarem uma postura correta, preparando sua estrutura tanto para quando a barriga ficar pesadinha, quanto para quando a mãe precisar amamentar o bebê. “Isso é possível pois a dança é um exercício muito completo, que envolve desde o alongamento até o fortalecimento muscular, relaxamento e respiração”.

Além das aulas de dança para gestantes, o Espaço oferece também aulas de Funcional, Zumba, Ballet Baby Maternal (2 a 3 anos), Zumba Kids (7 a 11 anos), Cross Power, Mexe Fight, mexe step, Muay Thai/Funcional, Step Dance, Jiu Jtsu, Divas Dance, e as aulas de dança de salão com os estilos Vanera/Sertanejo.

O Espaço Fit Corpus By Roberta Killian oferece aulas de segunda a sábado e está instalado na Rua Rio de Janeiro, 226 Centro (em cima da Sampa Homem). mais informações pelos fones (14) 99727-8776 Roberta ou (14) 99708-4594 Odilio.

Conheça a grade de profissionais qualificados que esperam você no Espaço Fit Corpus By Roberta Killian: 

Lu Palma professora do circuito funcional e do step dance – CREF. 094003-G/SP, responsável técnica por todas as aulas fitness do Espaço, formada em Educação Física Bacharel (2011) pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos-SP – FAESO, possui pós graduação em Personal Trainer (2013) pela Universidade do Norte do Paraná – Jacarezinho PR – UENP, Mestrando em Fisioterapia na área de Fisioterapia na Saúde Funcional na Universidade do Sagrado Coração USC – Bauru-SP, Docente no Curso de Educação Física na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos-SP desde 2013. É responsável pelos projetos de ginástica e alongamento nas Paróquias: Santo Antônio (desde 2012), São João Batista (desde 05/2017) e Santuário Nossa Senhora de Aparecida do Vagão Queimado (desde 2016).                        

Roberta Kilian de Oliveira Rodrigues é professora das aulas de Zumba (noite), Zumba Kids, Ballet Baby Maternal, Dança Materna para Gestantes – experiência com dança nacional e internacional há mais de 20 anos, bailarina e coreógrafa formada pela EDTGPR // FAPPR 2010, especializada palestrante e licenciada para ministrar cursos de dança (2010), possui curso de especialização em dança clássica e contemporânea (2011), assistente e bailarina principal Cia BTGPR e Jair Moraes (2012), certificação Ballet Royal Academy (2013), Licenciada E Credenciada Zumba (2014 – Zumba B1, B2, Kids, Sentao,  Tonning e Gold).                    

Jennifer Christina de Souza (Jennifer Souza) – Cref: 116269-G/SP é professora das aulas de Mexe Step e Mexe Fight – Formada em Bacharel em Educação Física pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP (FAESO 2008), possui cursos de Pilates Solo, Mexe Fitness, Mexe Jump, Mexe Figth, Mexe Step, Zumba Fitness B1, é supervisora de atividade física na CPFL Ourinhos desde 2016, ex-jogadora de basquete profissional.

Shenia Caroline Donato – Cref: 077902-G/SP, professora de Cross Power, formada em Educação Física Bacharel (2009) pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos-SP – FAESO.         Thainá Martins – estudante de Educação Física na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, possui mini cursos de aperfeiçoamento em dança, credenciada Zin, professora de Zumba e Divas Dance.

Robson e Bia Nascimento – professores de Vanera/Sertaneja.

Darcio Rodrigues – Professor Jiu Jitsu, Bacharel em Educação Física com especialização em Esporte de Combate: Preparação física de atletas. Faixa verde de Judô graduado pelo sensei Átila e faixa preta de jiu-jitsu graduado pelo mestre Hamilton Alves da Cruz “Miti” e atuando na Equipe Neco HS B9 mestre Adriano Carvalho “Neco”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.