quarta, 22 de maio de 2024

Definido teto orçamentário para o Hospital do Câncer de Ourinhos

Da redação

Ourinhos e toda a região já respiram aliviadas na questão do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para portadores de câncer pelo serviço de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos, mais conhecido como Hospital do Câncer, que funciona no prédio do antigo Hospital Dr. Monzillo. A unidade foi credenciada oficialmente semana passada como Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade) em oncologia. Agora, a discussão se volta sobre os valores que o Ministério da Saúde está atribuindo para os tratamentos de quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Em nova portaria publicada no Diário da União de ontem, 6, o Ministério da Saúde definiu como limite financeiro para o atendimento em radioterapia em Ourinhos o valor de R$ 1.754.390,17. Além desses quase dois milhões anuais específicos para essa modalidade de tratamento, o Ministério está definindo agora o teto para os tratamentos de quimioterapia e cirurgias oncológicas.

De acordo com o deputado federal Capitão Augusto, responsável político pelo credenciamento do hospital local pelo SUS, esse trâmite segue agora a rotina técnica do Ministério. “Esse teto divulgado agora refere-se à radioterapia, que é o novo serviço que não existia em Assis. O teto que foi transferido de Assis para Ourinhos, referente a quimioterapia e cirurgias, que é algo em torno de 2 a 3 milhões, será definido em seguida. Mas já estou argumentando com o Ministério da Saúde para que o teto inicial fique entre 4 e 5 milhões”, esclareceu o deputado de Ourinhos.

Segundo o Capitão, o critério do Ministério da Saúde para definir valores a serem transferidos para os tratamentos em Ourinhos seguirá o mesmo de outros hospitais, ou seja, inicia-se com um valor e, havendo necessidade, esse recurso vai sendo aumentado. “Esse é apenas um valor inicial para saber como será a procura pelo atendimento em Ourinhos, mas a tendência é ele subir”, afirmou Capitão Augusto direto de Brasília.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.