sexta, 21 de junho de 2024

Delegação ourinhense contará com 330 pessoas entre atletas e comissão técnica

Da redação

Ourinhos entre os dias 15 e 25 de julho disputará a primeira divisão da 59ª edição dos Jogos Regionais da 7ª região esportiva do Estado de São Paulo. A competição acontecerá no município de Osvaldo Cruz.

De acordo com a organização do evento, os Jogos Regionais  contarão com a participação de aproximadamente 6 mil atletas de 70 cidades, sendo que destas apenas 10 fazem parte da primeira divisão.

A delegação ourinhense será composta de 330 integrantes sendo aproximadamente 280 atletas e 50 pessoas da comissão técnica. Ourinhos estará representado em 19 modalidades esportivas, quatro a mais do que no último ano.

Ourinhos terá representantes nas modalidades: atletismo (masculino e feminino) e atletismo PCD (Pessoa com Deficiência – masculino e feminino), basquete (masculino), bocha, biribol, capoeira (masculino e feminino), ciclismo (masculino), damas, futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), judô (masculino), karatê (masculino), malha, natação (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), tênis (masculino), tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino).

A expectativa da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SEMESPOR) é ficar entre os 5 primeiros colocados da competição. “Sabemos que algumas cidades competirão com atletas contratados de outros estados, o que eleva o nível técnico dos Jogos. Por isso, nossa meta é brigar para ficar na 4ª ou 5ª colocação geral”, ponderou o Secretário de Esportes Evaldo Pereira Santos.

Pratas da Casa – Diferente de algumas cidades, a delegação ourinhense é composta por atletas residentes de Ourinhos e em sua grande maioria formados pela SEMESPOR. “Nós trabalhamos a base, ou seja atletas de 08 a 16 anos que disputam ao longo do ano campeonatos de federações, ligas e torneios estaduais. Nossos jovens e pratas da casa que representarão Ourinhos nos Jogos Regionais. ”, destacou Evaldo.

Segundo o secretário, em algumas modalidades pontuais haverá a participação de atletas mais experientes. “Cerca de 95% da nossa delegação é formada por jovens atletas que treinam com a SEMESPOR há alguns anos. Em alguns casos específicos participarão atletas mais experientes de Ourinhos, mas que também já treinaram conosco. Privilegiamos a formação e nossa categoria de base”, explicou.

Inclusive, no Congresso Técnico dos Jogos Regionais, realizado em Osvaldo Cruz na última semana foi debatida a volta da categoria sub-21. O Secretário de Esportes Evaldo esteve presente na reunião e falou sobre as possíveis mudanças. “Representantes das cidades discutiram a volta da disputa da categoria sub-21, como acontecia anteriormente até alguns anos atrás. Além disto, foi debatido que os atletas devem residir na cidade que representa. Inclusive ao longo dos Jogos, será feito um abaixo-assinado para ocorrer estas mudanças”, informou. 

Atletas PCD – Esta será a segunda vez que a delegação ourinhense contará com atletas PCD. Para a participação destes atletas a SEMESPOR contou com a colaboração da APAE e AADF. “O principal objetivo é proporcionar a inclusão deles na sociedade, por meio da prática esportiva. Mesmo assim, temos expectativas boas, porque alguns testes mostraram que alguns atletas tem grande potencial para serem medalhistas de suas categorias”, destacou.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.