sexta, 21 de junho de 2024

Deputado oficia IBAMA cobrando esclarecimentos sobre solturas de peixes

Assessoria de Comunicação

São constantes as reclamações de moradores e pescadores que freqüentam o complexo do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes (Rio Paranapanema), e todo seu entorno, sobre a falta de peixes nesta região, que abrange os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Chavantes, Ourinhos, Salto Grande entre outros. Este reservatório ocupa uma área aproximada de 400 km², com capacidade de armazenamento de 9,4 bilhões de m³, e, a cada ano que passa, a quantidade de peixes nesta região vem diminuindo. 

O Deputado, preocupado com esta situação, enviou um ofício ao IBAMA – “Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis”, solicitando que o órgão preste os devidos esclarecimentos sobre esta questão da soltura de peixes e a quantidade de espécies.

“A cada dia que passa os peixes vão se tornando mais raros, por isso é preciso unir forças para que se cobre dos órgãos responsáveis o devido cumprimento dos acordos previstos nos planejamentos para compensar o impacto ambiental causado na região. São várias as medidas adotadas pelo projeto Angra Doce, que têm por objetivo fomentar o ecoturismo em nossa região. E, uma das frentes de trabalho, denominada comissão de pesca, na qual os profissionais da área, defensores da natureza, e demais interessados estão lutando conosco pela revitalização dos nossos rios”, finaliza o deputado. 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.