domingo, 21 de julho de 2024

Descubra o milagre da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio

Publicado em 18 ago 2016 - 06:56:13

           

Atualmente é possível encontrar nos supermercados uma quantidade enorme de produtos de limpeza que facilitam muito a vida das donas de casa. Porém esses produtos contém substâncias que podem causar alergias na pele como dermatites de contato ou até mesmo alergias respiratórias como rinites e sinusites. Já pensou em utilizar produtos de limpeza caseirosAlém de serem grandes aliados na limpeza, não são prejudiciais à saúde e não poluem o meio ambiente.

O vinagre e o bicarbonato de sódio são dois produtos simples e baratos que fazem milagres na hora de limpar a casa e as roupas. O vinagre branco, por exemplo, é poderoso na hora de matar germes, tirar manchas e dissolver gorduras. Já o bicarbonato de sódio é um composto químico com propriedade alcalina, extermina bactérias, elimina o mofo e ajuda a eliminar manchas. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar muito no seu dia-a-dia.

Lavando os panos de prato: manter os panos de prato branquinhos não é nada fácil e o uso de alvejante também não é sempre indicado. Deixe seus panos sem manchas e totalmente limpos usando água quente, 1 copo americano de álcool, 2 copos americanos de sabão em pó, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em um balde ou bacia coloque água quente suficiente para cobrir todos os panos que você precisa lavar. Acrescente o álcool, o sabão e o bicarbonato e misture para ficar uniforme. Se achar necessário coloque um pouco mais de água quente. Deixe de molho por 24 horas mexendo e esfregando as manchas mais fortes durante o dia. Finalize lavando normalmente na máquina.

Alimento grudado na panela: O bicarbonato de sódio também ajuda na hora de desgrudar os restos de comida. A dica é misturar um pouco do na água quente, despejar na panela e esperar alguns minutos. Em seguida, basta passar uma esponja com detergente para remover totalmente a sujeira.

Amaciante caseiro: O vinagre de vinho branco é um poderoso aliado na hora de lavar roupas, pois além de remover odores, ele também tem função amaciante. Tanto na lavagem na máquina quanto à mão, o vinagre deve ser usado na medida de 100 ml do produto para um balde de roupas.

Limpeza do forno: A mistura de bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre é ótima para limpar o forno sem complicação. Uma esponja pode ser usada para aplicação, enquanto um pano de prato deve ser usado para remover o líquido.

Cheiro ruim na geladeira: Se a geladeira estiver com um cheiro ruim, basta passar um pouco de bicarbonato de sódio misturado com água no local que está com mau cheiro e pronto!

Vidros e janelas: A limpeza de vidros e janelas também pode ser feita com ajuda do vinagre. Basta diluir três colheres do produto em 11 litros de água quente e aplicar na superfície a ser limpa. Depois, com um jornal, seque para dar brilho.

 Desinfetar a privada: Desinfetar privada não precisa ser uma tarefa tão complicada. Com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre fica fácil tirar isso de letra.

Limpeza de tecidos: Misture 1 litro de água, ½ copo de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ¼ copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante e coloque em um borrifador. A mistura pode ser borrifada em sofás, almofadas, cortinas e cobertores para facilitar a limpeza de tecidos.

 Armários com umidade: Para driblar a umidade em armários, o truque é limpar o local periodicamente com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre branco e colocar produtos que absorvam a umidade, como cal e giz escolar.

 Desentupindo pias – Coloque ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo e deixe agir. Em seguida, despeje dois copos de água fervente ou coloque ½ copo de bicarbonato de sódio e ½ copo de vinagre até cobrir bem o ralo e, depois de um período, despeje 1 litro de água fervente. Em pouco tempo sua pia estará desentupida e pronta para ser usada novamente. E o melhor de tudo: sem fazer sujeira!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.