domingo, 21 de julho de 2024

Dia dos Namorados: entenda por que o Brasil celebra a data em junho

Publicado em 12 jun 2024 - 10:17:07

           

Outros países, com os Estados Unidos, celebram o Dia dos Namoras em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim

Reprodução/CNN

Se no Brasil o Dia dos Namorados é celebrado nesta quarta-feira (12), em outros lugares do mundo, como os Estados Unidos, a data escolhida é o dia 14 de fevereiro. Isso ocorre em homenagem ao Dia de São Valentim, santo que, quando era bispo, lutou para reverter a proibição dos casamentos durantes as guerras.

Por aqui, o 12 de junho passou a ser a data comumente associada ao Dia dos Namorados na década de 1940, graças ao trabalho do publicitário João Doria, pai do também publicitário, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista João Doria Jr.

A invenção da data foi um pedido da Clipper, uma rede de lojas de departamento. O dono da empresa, o empresário Nilo de Souza Carvalho, acreditava que havia, entre o Dia das Mães (comemorado em maio) e o Dia dos Pais (comemorado em agosto) uma queda considerável das vendas graças à ausência de uma campanha comercial com a força trazida por esses dois momentos do calendário brasileiro.

João Doria, então, desenvolveu o conceito da campanha das lojas Clipper de 1948 e associou o Dia dos Namorados ao Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho e conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia o slogan da campanha, que incentivava a troca de presentes entre namorados na data.

A ideia do pai do ex-pré-candidato à presidência da República e apresentador da versão brasileira do reality “O Aprendiz” pegou e foi replicada por todo o Brasil.

Fonte e Imagem: Reprodução/Flávio Ismerim

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.