segunda, 15 de abril de 2024

Diacuí cancela atividades por riscos de inundação de estrada de acesso

As orientações são do Centro de Controle de Vasão das hidrelétricas que atuam na região

 

Marcília Estefani

 

A Diretoria do Clube Balneário Diacuí, representada pelo presidente Marcio Negrão, comunicou nesta terça-feira, 21/2, o cancelamento de suas atividades carnavalescas que aconteceriam no local durante a tarde, devido a possibilidade de inundação da estrada de acesso ao clube.

 

 

A decisão foi tomada em conformidade com informações passadas pelo centro de controle de vasão das hidrelétricas que atuam na região, de que está previsto o aumento da vasão de água do Rio Paranapanema para hoje, tendo o risco de inundar a estrada de acesso ao clube.

“Por isso as atividades do clube para o dia de hoje serão suspensas, podendo ser mantida a suspensão para os próximos dias”, diz o comunicado.

Para as pessoas que têm barcos nas dependências do clube, foi pedido para que verifiquem as suas condições (amarras).

 

Usina Jurumirim – Piraju, SP – Fotos: Luiz Carlos/Divulgação Piraju em Foco

 

 

UHE PIRAJU ENTRA EM ESTADO DE ATENÇÃO – Um comunicado foi divulgado pela Companhia Brasileira de Alumínio no último sábado, 18/2, falando sobre o aumento da vazão no Paranapanema e colocando a unidade em estado de atenção. Veja na íntegra:

“Como informado anteriormente pela CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, as chuvas intensas das últimas semanas têm elevado o volume de água do reservatório das usinas que operam na Bacia do Rio Paranapanema.

Esta elevação teve como consequência o aumento da vazão defluente (liberação de água) do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim, usina que regula a vazão defluente das demais usinas localizadas à jusante.

Diante desse cenário, com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, foi elevada a vazão afluente do reservatório. Com isso, a UHE Piraju, operada pela CBA, entra hoje, sábado (18), em estado de Atenção. Isso acontece, pois a vazão afluente da UHE Piraju superou os 448m³/s. A vazão atual é 453m³/s. Os órgãos competentes já foram informados.

De acordo com o PAE (Plano de Ação de Emergência), o estado de Atenção se estabelece a partir da ocorrência de eventos externos, como chuvas intensas, que elevam a vazão de água que passa pelas barragens.

Além do regular monitoramento 24hs/dia, também aumentaremos a frequência da inspeção presencial na barragem da UHE Piraju. Reforçamos que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais.”, termina o comunicado.

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.