terça, 23 de abril de 2024

Diocese de Ourinhos realiza o 5º Congresso Eucarístico Diocesano

O Congresso teve início no dia 08 junho de 2023, na solenidade de Corpus Christi, e é um momento de fé e de unidade para a Diocese em torno de Jesus Eucarístico

 

Da redação

 

 

Ao celebrar seu Jubileu de Prata, a Diocese de Ourinhos, criada em 30 de dezembro de 1998, por São João Paulo II, tem o privilégio de realizar o 5º Congresso Eucarístico, um evento de extrema importância para toda a comunidade católica, que tem como objetivo aprofundar a compreensão da presença de Cristo na Eucaristia. A Catedral de Ourinhos se prepara para receber milhares de fiéis no domingo, 18 de junho, ponto alto do Congresso.

 

Catedral de Ourinhos se prepara para receber milhares de fieis

 

Desde o 1º Congresso, realizado em 2001, com o tema “Fonte da Missão e Vida Solidária”, cada edição tem se concentrado em um tema específico, explorando as diversas dimensões do sacramento da Eucaristia.

Em 2006, o 2º Congresso abordou o tema “Ele está no meio de nós”. No ano de 2011, o 3º Congresso ressaltou “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”. Por fim, o 4º Congresso Eucarístico Diocesano foi realizado em 2016 e refletiu sobre “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”.

Em sintonia com o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em 2022, a Diocese de Ourinhos propõe as reflexões do 5º Congresso Eucarístico baseado no tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O Congresso teve início no dia 08 junho de 2023, na solenidade de Corpus Christi, e é um momento de fé e de unidade para a Diocese em torno de Jesus Eucarístico, animando a todos a vivenciarem a comunhão, a partilha e a solidariedade.

Dom Eduardo Vieira, bispo Diocesano, convida a todos para participar deste momento particular e muito bonito da nossa igreja.

“É com alegria que estamos realizando na Diocese de Ourinhos o 5º Congresso Eucarístico, de 15 a 18 de junho e você está convidado a participar conosco na sua paróquia, na sua comunidade, na nossa diocese, faça parte deste momento particular para você se inserir, participar, caminhar conosco. É a igreja em saída, saída missionária e a igreja conta com sua participação, seja bem-vindo”, declara Dom Eduardo.

O encontro se encerrará no domingo, com missa às 15h na Praça da Catedral e show com o cantor Tony Allysson.

 

Bispo Dom Eduardo convida a comunidade religiosa para participar do Congresso

 

PROGRAMAÇÃO – A programação conta com várias atividades como passeio ciclístico, missas, adoração e vigília com crismandos e envolve movimentos e pastorais de toda a diocese.

A abertura do Congresso se deu com a Missa de Corpus Christi e contou com oferta de alimentos às famílias necessitadas. Na sexta-feira, 9 de junho, foram realizados encontros de reflexão sob a temática “A palavra de Deus faz o coração arder”, e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Os encontros serão realizados nas casas dos paroquianos, no mesmo esquema das novenas de Natal ou nas paróquias junto às missas.

10/6 – 3º dia do evento, haverá reflexão sobre “A Eucaristia, memória de um sacrifício por amor”, adoração ao Santíssimo e coleta em prol do Congresso Eucarístico.

11/6 – 4º dia, tema “Eucaristia: O alegre banquete da vida” e haverá 1ª eucaristia nas paróquias.

12/6 – 5º dia, trema “A Dimensão social e profética da Eucaristia”, adoração ao Santíssimo, encontro de reflexão.

13/6 – Tema “A Eucaristia e Maria: O Magnificat do pão em todas as mesas”, adoração e encontro de reflexão.

14/6 – Tema “A Eucaristia e a missão”, adoração ao Santíssimo e encontro de reflexão.

De 15 a 18 de Junho a programação conta com missas, passeios para divulgação do Congresso, Momento Mariano e um domingo dinâmico e significativo.

15/6 – Quinta-feira – 19h30: Missa de Abertura do Congresso Eucarístico na Catedral.

16/6 – Sexta-feira – Missa do Sagrado Coração de Jesus e Vigília dos Crismandos nas Paróquias.

17/6 – Sábado:

– 8h30: Passeio ciclístico, em Ourinhos, com concentração e saída da Paróquia São Pio X, taxa de inscrição de R$ 15,00 (você ganha uma linda camiseta).

 

 

– 12h: Almoço Solidário nas Paróquias.

– 18h: Momento Mariano, transmitido dos Santuários Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Vagão Queimado, de Ourinhos, e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Santa Cruz do Rio Pardo. Transmissão ao Vivo pelo Facebook da Diocese, Youtube TV Sants, Canal 4 Claro TV (em Santa Cruz) e pelo site: tvsanta.com.br

18/6 – Domingo:

– 8h às 11h: Simpósio Teológico com os Ministros Extraodinários da Comunhão Eucarística de toda a Diocese, com a participação de mais de 1.000 ministros, na Catedral de Ourinhos.

– 8h às 11h: Encontro do RCC na Paróquia São Pio X e do Movimento de Cursilho na Casa de Encontro Monsenhor Oswaldo André Violante.

– 14h: Concentração na Praça da Catedral.

– 15h: Missa de Encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano.

– 18h: Esquenta Jovem

– 19h: Show com o cantor Tony Allysson na Praça da Catedral

No dia 18/06 será realizado um simpósio com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Encontro com a RCC e os vicentinos.

A Missa de encerramento será às 15h na Praça da Catedral, seguido de show com cantor católico.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.