terça, 21 de maio de 2024

Direito das FIO realizou XV Semana Jurídica

Rose Pimentel Mader

A Faculdade de Direito das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) realizou, no período de 16 a 20 de outubro, a XV Semana Jurídica com a participação de renomados juristas e professores que ministraram palestras sobre temas de grande relevância para os acadêmicos do curso.

O evento que reuniu toda a comunidade acadêmica de Direito foi aberto pelo coordenador do curso professor Adriano Aranão, durante solenidade que foi marcada por um show musical. Professores, profissionais do Direito e convidados também prestigiaram a Semana cujas atividades foram concentradas no Anfiteatro III Irmãos Quagliato.

A primeira atividade da Semana, no dia 16, foi o Seminário de Pesquisa e Apresentação de Trabalhos. No dia 18, o advogado e mestre em Direito Constitucional Rogério Piccino Braga, ministrou palestra sobre “Separação de Poderes: uma análise crítico-propositiva”. No dia 19, a advogada Elisângela Padilha, professora do curso de Direito da instituição, nas disciplinas de Direito Civil (Responsabilidade Civil), Direitos Humanos e Fundamentais e Direito Empresarial (Falência) lançou sua segunda obra “Novas estruturas familiares: por uma intervenção mínima do Estado” que está à venda no site da Editora Lumen Juris.

O lançamento, que ocorreu no anfiteatro das FIO, contou com a presença dos coordenadores do Curso de Direito das FIO Adriano Aranão e Luiz Fernando Kazmierczak, além dos demais professores da instituição. Os professores Daniel Marques de Camargo, Matheus Gomes Camacho e a aluna Flávia Guedes participaram da mesa de debates.

Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda pela Unimar), graduada em Direito pelas FIO, Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Projuris, Mestre em Ciências Jurídicas pela UENP, Elisangela é autora também da obra “A eficácia dos direitos fundamentais nas relações contratuais entre particulares”, pela Editora Nuria Fabris.

Na noite do dia 19, as FIO recebeu também a ilustre visita do renomado jurista e professor Luiz Flávio Gomes que ministrou palestra sobre “Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças”.

O jurista Luiz Flávio Gomes é fundador da Rede LFG, primeira rede de ensino telepresencial da América Latina; presidente do Instituto Avante Brasil e coeditor do portal Atualidades do Direito, ao lado de Alice Bianchini, autor de mais de 40 livros.

A Semana Jurídica foi encerrada, no dia 20, com a excelente palestra do professor pós-doutor Teófilo Marcelo Arêa Leão Junior que abordou o tema: “Sentença judicial: uma possibilidade de efetivação dos direitos sociais”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.