quarta, 17 de julho de 2024

Duke Energy leva sessões gratuitas de cinema a 13.602 alunos

Publicado em 02 nov 2015 - 01:50:57

           

Assessoria de Comunicação

A Duke Energy encerrou nesta semana mais um ciclo de atividades do projeto Circuito Estradafora – realizado via Lei Rouanet de incentivo fiscal. Com a exibição do filme “Os segredos do rio”, a ONG Teatro de Tábulas visitou 15 cidades paulistas e paranaenses, contemplando 13.602 alunos com sessões gratuitas de cinema.

De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, nos meses de setembro e outubro as atividades alcançaram 98 escolas públicas situadas em municípios vizinhos à Bacia do Paranapanema, onde a empresa administra oito usinas hidrelétricas. Neste período foram exibidas 123 sessões de cinema na sala móvel de cinema – uma grande carreta, climatizada, com poltronas fixas, estrutura de som e iluminação.  

“A estrutura da sala móvel, montada em espaços abertos em cada cidade que o projeto circulou, já chamava a atenção do público. Mas a produção do filme encantou os espectadores pela qualidade e também pela proximidade da história relatada com a realidade deles, uma vez que a obra foi elaborada com base nas lendas e identidades culturais da população ribeirinha”, explica.

O processo de criação do média-metragem “Os segredos do rio” iniciou em março, com a realização de seis oficinas culturais ministradas nos municípios paulistas de Ibirarema, Palmital e Ourinhos, e nos paranaenses Itambaracá, Andirá e Jacarezinho. Com o patrocínio da Duke Energy, em cada oficina foram construídas as maquetes que serviram de cenário para a animação.

“Participamos das duas etapas deste projeto. No primeiro semestre tivemos a oficina, o que despertou um interesse ainda maior pelo filme. Ficamos lisonjeados por receber esta atividade da Duke Energy e do Teatro de Tábuas, que vem para acrescentar conhecimento cultural às nossas crianças e comunidade em geral”, enfatiza Suzana BettBagio, diretora geral do Departamento de Cultura de Jacarezinho, uma das cidades contempladas.

Para a coordenadora pedagógica de Palmital, Tatiane Aparecida Inácio Barreiros, o Circuito Estradafora surgiu como “uma maneira atrativa para que as crianças aprendam mais sobre preservação ambiental”.

 

Sinopse – A produção é uma diferente mistura. Realidade e desenho se unem para contar uma misteriosa história, onde o rio não é apenas um caminho que alimenta a vida de muitas espécies, ecossistemas e áreas urbanas, mas a natureza poderosa de suas águas também sustenta a imaginação das pessoas. 

Na criação, o Rio Paranapanema ganha vida ao transmitir medos, crendices, bênçãos e alegrias às pessoas que convivem bem próximas dele. Baseando em depoimentos de vários contadores de causos e lendas da região do Paranapanema, o rio se transformará em personagens para contar as histórias do Cavaleiro Negro, das lavadeiras e da grande fábrica.

O filme está disponível no canal da Duke Energy Brasil no Youtube, por meio do link: www.youtube.com/watch?v=0mWZ18AtM6o

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.