terça, 18 de junho de 2024

Duke Energy solta 100 mil peixes em Salto Grande

Da redação

Nesta quinta-feira a Duke Energy realiza, em Salto Grande, a soltura de 100 mil curimbatás. A atividade faz parte do cronograma do Programa de Manejo Pesqueiro da companhia que, só nesta semana, totaliza 500 mil peixes soltos no Rio Paranapanema. A previsão é que a soltura seja acompanhada por crianças da rede pública de ensino de Salto Grande.

De acordo com o biólogo e coordenador do programa da Duke Energy, Norberto Vianna, a soltura desta quinta-feira terá início às 10h, na represa, próximo à rampa. “Definimos os pontos de soltura considerando os locais que oferecem melhores condições de abrigo e alimentação aos novos peixes. Quanto às espécies, selecionamos a capacidade de formarem populações sustentáveis e o seu valor para economia e cultura de pesca amadora e profissional”, expõe.

Com mais de 1,5 milhão de peixes colocados anualmente na Bacia do Paranapanema, o programa da Duke Energy utiliza espécies como pacu, curimbatá, piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado. Desde que foi iniciado, em 1999, a companhia já soltou nos reservatórios do Paranapanema mais de 24 milhões de novos peixes, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade da Bacia.

Educação Ambiental – Os alunos da rede pública de ensino que participam da atividade receberão palestra sobre a reprodução de peixes em cativeiro e a importância do repovoamento. As explicações serão ministradas pelo analista de Meio Ambiente da Duke Energy, Luis Augusto Nogueira Perino e, ao final, as crianças ganham gibis educativos produzidos pela companhia sobre o tema. “As crianças são alvos importantes no trabalho de educação ambiental. Além de se interessarem pelo conteúdo e apreciarem a soltura, elas são agentes multiplicadores na tarefa de cuidar e preservar o meio ambiente”, destaca Perino.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.