sexta, 24 de maio de 2024

Edição Especial:: Duelo de Titans! PS4 ou Xbox?

Briga Feia! – Então… hoje em dia, as gigantes batalham neste universo GAMER são a Sony e a Microsoft. A cada nova batalha, uma nova geração de consoles (aparelhos) nos é trazida, com gráficos cada vez melhores e poder de processamento nunca antes sonhado, fazendo com que hoje em dia, sejam mais do que um reprodutor de jogos, trazendo outras funcionalidades.

Dúvida Cruel! – Antes de dizer que há grande vencedor, é necessário explicar que, mais do que poder de processamento é necessário para um vitorioso. Um dos motivos mais fáceis de serem notados é a questão de jogos exclusivos que não são partilhados (sendo encontrados somente em um ou outro, mas nunca nos dois). Assim, se amo jogar “The last of us” ou viver grandes batalhas com o mitológico “Kratos” escolheria a Sony com o Playstation mas se gosto de “Hallo” ou da série “Forza” escolheria a Microsoft com seu XBox. Desta forma, também existe a questão em que o favoritismo pessoal deve ser levado em conta.

Nem tudo são flores! – Ainda que cada nova geração tragam melhorias tecnológicas, demora algum tempo para que as empresas que criam os jogos utilizem todo este poder de fogo. Ter grandes especificações técnicas não garante de primeira, melhor qualidade. E ainda que um jogo use todo este poder de fogo, é preciso que seja “legal”, que “dê prazer”, pois seria um desperdício de tempo ter um game com imagem de filme mas chato de se jogar.

Detalhes sutis! – Ainda outros detalhes podem influenciar na escolha, como por exemplo a segurança e a estabilidade da rede, quando se pensa em jogos online, ou mesmo os serviços multiplataforma extras, que fazem o vídeo-game ser uma central multimídia além de apenas um console (como acesso a Netflix, Spotfy, entre outros). Neste ponto a Microsoft sai na frente, mesmo porque o CEO da Sony, quando apresentou o PS4 foi claro que focam em um vídeo-game, enquanto a Microsoft criou até um sistema operacional (Windows 10) que possa “conversar” com todos os seus aparelhos (computadores, celulares e o próprio Xbox). No quesito rede, a estabilidade e segurança da Sony se mostraram deficientes de alguns anos para cá.

Retrocompatibilidade! – Poder jogar os jogos existentes de um videogame anterior (como do PS3 no PS4 ou do Xbox 360 no Xbox One) também pesa na hora de decidir pela compra.

Poder de fogo! – Mas, muita gente, em um artigo como este, espera mesmo é pelos detalhes principais, que fazem com que o poder de fogo seja revelado. Assim, vamos ao que interessa para os mais fanáticos por detalhes técnicos, ESPECIFICAÇÕES: Vou já por em pauta a briga mais feia! PS4 Pró e XBOX ONE X (antigo Scorpio), que será lançado este ano e demonstram o mais avançado poder de fogo existente hoje em dia! Equanto o PS4 Pró tem uma CPU Jaguar de 64 bits com 8 núcleos acompanhado de um processador gráfico que chega a processar 4,2 Teraflops, com tecnologia RADEON e memória dedicada de 8GB de RAM, acrescido de uma memória interna (HD) de 1 TB a Microsof não poderia ficar atrás, e seu novo console, XBOX ONE X em comparação técnica, traz uma CPU com também 8 núcleos mas que graças a sua maior velocidade chega a 6 Teraflops de processamento, pois é turbinado com 12 GB de memória RAM e uma placa gráfica dedicada (contra os 8 do PS4) trazendo nativo suporte a nova tecnologia HDR (que melhora a qualidade da imagem) de forma a garantir que um jogo possa ser utilizado com uma taxa de quadros maior sem congelamento ou diminuição de velocidade na renderização, tudo em 4K e até 60fps (quadros por segundo)!

Para quem não entendeu nada acima… – Dizer qual é o melhor vídeo-game é complicado, e como disse, envolve muitas coisas, sendo como escolher uma cor favorita, mas dizer qual possui o melhor poder de fogo, atualmente, neste ano, a Microsoft estará à frente. Porém para responder à pergunta, eu diria que a melhor respsta é: o melhor console é aquele que mais lhe traz prazer e jogos que gosta. Assim, dependerá muito dos jogos exclusivos e plataforma para jogos online, e por esta razão, se você tem dinheiro, o ideal é ter os dois para possuir uma experiência completa. (Algo que para mim, ainda é apenas um sonho muito distante, mas para muitos já é uma possibilidade!).

 

SEMANA QUE VEM… – Além de mais novidades sobre séries/filmes, a resposta a uma questão que fizeram-me em particular, sugerindo um tema para a coluna: “Que diabos é um easter egg?”. (Não percam!)

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.