domingo, 06 de julho de 2025

Edital do concurso para guarda municipal em Ourinhos está em fase de conclusão

Publicado em 01 abr 2019 - 06:17:26

           

Da redação

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Administração em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, está finalizando o edital do concurso público com 25 vagas para Guarda Municipal. O projeto, que dispõe sobre o estatuto da profissão, bem como plano de cargos, carreira, vencimento, organização e código de conduta foi votado e aprovado na última sessão da Câmara, que aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, 1º de abril. O concurso público pode ocorrer ainda no primeiro semestre de 2019.

O concurso será composto das fases de prova de conhecimentos gerais e específicos, exame antropométrico, aptidão física, investigação social e comportamental dos candidatos, exame médico e avaliação final de capacitação com aprovação no curso de formação. 

O curso de formação da Guarda Municipal terá carga horária mínima de 628 horas. Aprovado no concurso, o aluno bolsista será efetivado como Guarda Municipal de Ourinhos IV (3ª classe), iniciando seu estágio probatório até completar três anos. Enquanto aluno bolsista, o candidato receberá 50% do valor proporcional ao vencimento referente ao cargo de guarda municipal (nível IV, 3ª classe). Os que não obtiverem classificação ao final do curso serão desligados e farão parte da lista de espera. O valor do salário será publicado no edital.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Wagner Soares, explica que dos candidatos que atenderem os requisitos, 35 serão selecionados para participar da fase final, que é o curso de formação da Guarda Municipal. Destes, 25 deverão obter média suficiente para serem aprovados para exercer o cargo. 

Ele acrescenta que o edital deve ser concluído nas próximas semanas e que deverá fazer parte dos requisitos de contratação uma avaliação semelhante ao exame antidoping, que identifica a presença de substâncias ilícitas no candidato dentro de um período de 90 dias.

Toda a rigidez no processo de contratação, de acordo com Coronel Wagner, é para garantir o bom desempenho dos profissionais atuantes.

Para participar, é preciso ser brasileiro, possuir ensino médio, CNH AB, mais de 1,70 de altura para homens e 1,64 para mulheres, mínimo de 18 anos e máximo de 35 anos, não possuir antecedente criminal, ter aptidão física e psicotécnica e estar quite com a Justiça Eleitoral, e no caso dos homens, com o serviço militar obrigatório.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.