sexta, 26 de julho de 2024

EDITORIAL: O RESULTADO DAS ENQUETES

Publicado em 03 jan 2020 - 18:46:17

           

Enquetes são um tipo de pesquisa pública de caráter especulativo com baixo índice de assertividade, já que não utilizam métodos e controles estatísticos

 

Hernani Corrêa e Marcília Estefani – Diretores de Jornalismo do Negocião

 

O Jornal Negocião, com praticamente 30 anos de atividades ininterruptas, vive um projeto de inovação a partir de sua digitalização iniciada há três anos. Em pouco tempo, alcançou números expressivos nas redes sociais, consolidou uma posição de respeito, credibilidade e transparência junto a leitores e seguidores.

 

DUAS ENQUETES – Na última quinzena do ano, o Negocião promoveu em seus canais digitais duas enquetes para ouvir a opinião de seu público sobre dois temas importantes: uma ligada ao seu projeto de digitalização, com o objetivo de checar a satisfação daqueles que recebem a “versão digital” do jornal via aplicativo de mensagens Whatsapp; outra, afim de orientar internamente aquela que, sem dúvida, será a principal pauta jornalística de 2020, as eleições municipais.

Ninguém questionou a divulgação dos resultados da primeira enquete, mas, da segunda, houve a manifestação de interesse em conhecer as figuras preferidas e suas quantidades de votos.

 

POR QUE NÃO DIVULGAR ? – Enquetes são um tipo de pesquisa pública de caráter especulativo com baixo índice de assertividade, já que não utilizam métodos e controles estatísticos. Portanto, não configura uma forma tecnicamente adequada de se avaliar chances deste ou aquele eventual pré-candidato a prefeito.

Não havendo o objetivo de mensurar precisamente esses dados, até porque não há nomes registrados na Justiça Eleitoral, o Negocião adotou o formato enquete exclusivamente para fins internos de orientação de pauta jornalística.

Percebeu que, tratando-se desse tema, se mostrou ainda menos eficaz, já que pôde-se observar a mobilização de grupos ligados a alguns nomes se aproveitando da oportunidade de garantir “vantagem” a seus preferidos votando várias vezes.

Não havia restrição a quantidades de votos por endereço de IP (Protocolo de Internet).

 

PROIBIÇÃO LEGAL – Sendo assim, considerando a fragilidade do método fora dos padrões estatísticos, pela proibição de ordem legal para esse tipo de divulgação em ano eleitoral, o Jornal Negocião guardará os resultados das duas pesquisas, de forma exclusiva e sigilosa.

 

RESULTADOS POSITIVOS – No entanto, os resultados serviram para alimentar o planejamento do Negocião para o ano que se inicia. Seja para aprimorar sua evolução digital em curso, seja para gerar uma noção sobre a movimentação em torno de pessoas que têm seus nomes ligados ao processo eleitoral deste ano para o cargo de prefeito (a).

 

PESQUISAS ELEITORAIS – Dentro da cobertura do ano eleitoral, o Negocião pretende realizar pesquisas dentro das normas e rigores estatísticos para que nossos leitores e seguidores possam, aí sim, ter acesso à opinião média geral dos eleitores de Ourinhos com credibilidade e segurança.

Com isso, iremos colaborar jornalisticamente para a transparência de mais um processo de escolha do nosso próximo governante.

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