sábado, 02 de novembro de 2024
Publicado em 12 dez 2017 - 07:20:14
Rose Pimentel Mader
Camila Mostasso
Marcília Estefani
Eduarda Schuh
Reconhecida pela sua condição de Pólo Regional do Comércio, com grande expressão também na área de prestação de serviços, a cidade de Ourinhos ganhou, nas últimas duas décadas, uma nova vocação para seu desenvolvimento: a Educação.
A expansão do Ensino Superior com a implantação de Campus Universitários – Estácio de Sá, FATEC, FIO, UNESP com a oferta de dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, os cursos técnicos (ETEC Jacinto Ferreira de Sá, SENAI) e a consolidação e surgimento de várias escolas particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, deram novo impulso para a formação integral de crianças e jovens.
Além dos estabelecimentos de ensino das redes municipal e estadual, essa nova realidade no campo educacional, delineou um horizonte promissor de possibilidades para que os estudantes não só de Ourinhos, mas de dezenas de cidades do Centro Oeste Paulista e inclusive Norte do Paraná, conquistassem a formação profissional de qualidade.
Um dos alicerces mais seguros e importantes para o desenvolvimento de um país, a Educação, alavancou em Ourinhos os mais diversos setores com a vinda de estudantes de várias partes do Brasil. As oportunidades de futuro para os jovens foram multiplicadas e a cidade também ganhou com o enriquecimento de seu universo cultural.
As instituições de ensino superior, escola técnica e demais estabelecimentos de ensino tornaram-se valiosos parceiros da comunidade no acolhimento e apoio às ações em prol do desenvolvimento social, econômico e cultural do município.
Rede Municipal de Ensino – Para o ensino nas escolas municipais sem dúvidas, 2017 foi o ano de maiores mudanças nos últimos tempos. A adoção das apostilas do sistema SESI de Ensino movimentou o setor e criou muita discussão e polêmicas entre professores e a nova administração.
O Secretário da Educação, Wilson de Moraes Rosa Filho, durante sua trajetória na área, obteve contato com o material do sistema SESI – um sistema muito bem conceituado e que sempre mostrou bons resultados e considerou que este material seria adequado para as escolas municipais de Ourinhos.
O material de base das escolas municipais foi renovado e no início de maio, as crianças do 1º ao 9º ano receberam as apostilas do sistema SESI de ensino.
Acreditando no poder de abrir novas formas de educar, o material do SESI foi implantado na intenção de dar oportunidade aos alunos de pesquisarem e de interdisciplinar as matérias abordadas. Além disso, ressaltar a importância do diálogo e da interação entre alunos e professores é um dos grandes objetivos da mudança para este material.
Durante este ano, os professores das escolas municipais receberam formações para aumentar a adaptação ao novo material, porém até o momento os profissionais ainda duvidam que esta implantação tenha sido uma boa decisão.
O CME – Conselho Municipal de Educação questionou a total imposição desse sistema sem ao menos ter sido realizada uma avaliação por parte dos docentes: “não sabemos se esse método estará de acordo com as propostas do município e de acordo com a realidade dos nossos alunos, queríamos apenas um adiamento e a possibilidade de sermos ouvidos”.
Educação Infantil: desafios e conquistas – Em constante crescimento e desenvolvimento, a área de educação ourinhense conta hoje com 46 escolas municipais, 16 estaduais, sem contar as escolas de ensino profissionalizante que crescem a cada dia na cidade.
Um grande desafio enfrentado no começo do ano foi a demanda de crianças nas creches da cidade, vários pais não encontravam vagas e as crianças não eram atendidas tendo que ficar muitas vezes com parentes ou conhecidos da família.
Em julho, essa demanda foi atendida e 327 crianças conseguiram vagas nas NEIs (Núcleos de Educação Infantil) da cidade, foram contratados mais funcionários e foram abertos 7 novos núcleos para que atendessem essas crianças.
O programa Creche Plantão atenderá cerca de 500 crianças durante as férias de janeiro de 2018, através de seis NEIs que acolherão 350 crianças a mais em relação ao primeiro plantão ocorrido em janeiro deste ano.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Wilson Rosa Moraes, o programa visa acolher famílias que trabalham no período de férias e não tem onde deixar os filhos.
Exemplo de amor e dedicação – Dentro deste cenário de desafios e realizações, conhecemos Silvana Rodrigues Gonçalves, uma auxiliar de educação infantil que trabalha na NEI Ayrton Senna da Silva (CAIC), atualmente trabalhando com o Maternal I, com crianças de 3,5 a 4 anos de idade.
Silvana trabalha com projetos através das brincadeiras – em parcerias com os pais, ela pede ideias, opiniões para trabalhar em conjunto, tendo como maior objetivo ensinar, fazer com que as crianças aprendam aplicando suas atividades.
A auxiliar de educação infantil relata que é preciso se reinventar – como ela passa aproximadamente 10 horas do dia com as crianças é preciso sempre usar sua criatividade.
Silvana já representou Monteiro Lobato para trabalhar o Sítio do Picapau Amarelo, já foi Noé para A arca de Noé, se veste, participa e estimula sempre com cantigas de roda e músicas infantis para que as crianças se divirtam e gostem de aprender. ‘‘Nosso maior objetivo sempre é o bem estar da criança, para que sejam bem tratadas e com qualidade, amor e carinho, essas são as palavras-chave.’’
O exemplo positivo de Silvana tem sido referência para os pais e para a cidade e é aos poucos que cada um fazendo sua parte, podemos fazer de Ourinhos uma cidade melhor e referência na Educação!
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