sexta, 06 de dezembro de 2024
Publicado em 16 maio 2016 - 09:16:07
As TVs Comunitárias são canais de TV local, constituído por entidades do Terceiro Setor cuja existência é garantida legalmente pela: Lei n° 8.977 de 1995. A lei prevê Canais Básicos de Utilização gratuita destinados à transmissão dos sinais das emissoras geradoras locais de TV em circuito aberto e de TV a Cabo. Nos dois tipos de transmissão devem estar disponíveis canais para o Poder Legislativo (TV Câmara) , canal Universitário e TV comunitária para serem utilizados por entidades e órgãos não governamentais sem fins lucrativos. Em todos os municípios onde estão implantadas, as TVs Comunitárias não podem ter fins econômicos, sua principal finalidade é dar vez e voz a essas entidades e organizações distinguindo-se pela pluralidade de conteúdo.
Em Ourinhos já está no ar em fase de testes no canal 14 da Cabonnet a TV Cidade de Ourinhos (TVC) , canal de televisão à cabo mantido pela Associação das entidades usuárias do canal comunitário de Ourinhos – AEUCCO. De acordo com seus organizadores o canal surge com objetivo de democratizar os meios de comunicação, possibilitando que instituições sem fins lucrativos tenham espaço na mídia. Segundo Railton Fávaro, presidente da associação, a TVC não tem objetivos e finalidades econômicas e se configura como uma TV pública que se viabiliza financeiramente através da publicidade institucional para manter toda estrutura e o canal no ar.
Ele explicou também a reportagem do NOVO NEGOCIAO que, em 2013 por ocasião da regulação da TV digital no país, o governo sancionou a Lei do Canal da Cidadania onde todos os municípios podem ter um transmissor com sinal digital e sinal aberto desde que solicitassem o canal junto ao Ministério das Comunicações. O canal da cidadania é subdividido em 4 canais reservados a TV pública comunitária, ao legislativo e as universidades além de um canal do poder executivo se ele optar por manter. A previsão é que até 2018 esses canais de sinal aberto sejam implantados em milhares de municípios do país.
“A TVC tem uma diretoria que administra o canal e temos como missão democratizar os meios de comunicação abrindo espaço para as instituições do Terceiro Setor que sejam sem fins econômicos e prestam diversos serviços a sociedade . Estamos abertos à essas instituições para gerar uma grade de programação local, salientou Fávaro. Para levar ao ar e ampliar a programação, a TVC transmite 24 horas por dia com sinal analógico e digital em HD no canal 14 da operadora Cabonet .
Railton Fávaro enfatiza que o canal buscará produzir e veicular programas que esclareçam a sociedade sobre os mais variados assuntos trabalhando os conceitos de que a televisão deva ser um veículo de formação constante do indivíduo. A cultura popular brasileira é foco constante nas produções, bem como o jornalismo imparcial e programas de entrevistas que tratarão do amplo leque de temas, todos de interesse social.
Como exemplo citou produções na área de cultura e educação direcionado as escolas e faculdades feito por professores e agentes culturais, além de outro diário, com variedades e entrevistas que será produzido inteiramente nas ruas da cidade. E ainda o programa Papo e Cafezinho com apresentação de Helena Venturini, a atração terá como foco a presença de convidados das mais variadas áreas para um gostoso bate papo. E a produção Jogo Aberto com o Railthon Fávaro. De segunda à sábado, as 19h. Todos os dias uma entrevista tratando dos mais variados temas, além de quadros diários sobre economia, psicologia, saúde, direito e muito mais
“Esperamos que até 23 de junho possamos estrear toda a grade de programação que visará atender a todas as faixas etárias, indo do entretenimento a programas jornalísticos . Estamos preparando uma grade de programação variada, com muita informação, programas culturais e de arte, educação e jornalismo local”, destacou o presidente da TVC.
Nas próximas semanas a TV Cidade de Ourinhos numa primeira etapa estará diversificando sua programação levando ao ar de segunda à sábado, as 20h o “Cine TVC Nacional” apresentando filmes do cinema brasileiro que se eternizaram como obras primas. Com uma curadoria minuciosa e tratamento de imagem, o programa levará o ar filmes produzidos no Brasil no século 20 com títulos como “A moreninha”, “Meu pé de laranja lima”, “A falecida”, “Macunaíma” entre tantos outros. De segunda à sábado, as 21h30min é o horário do “Cine TVC Clássicos” com os clássicos do cinema , filmes raros que figuram como maiores obras do cinema mundial. E de segunda à sábado, as 13h o programa ”Vitrola TVC” como palco dos nomes de maior sucesso da nova Música Popular Brasileira.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.