terça, 23 de abril de 2024

Projeto “Rede Girassol” é lançado em Ourinhos

O projeto foi trazido para a cidade pela Delegada Seccional, Doutora Cristiane Braga, em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal da Mulher

 

Marcília Estefani

 

Foi realizado na tarde da quinta-feira, 23 de março de 2023, o lançamento do Projeto Rede Girassol. A ação acontece, através da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Polícia Civil, a Secretaria Municipal da Mulher e cria uma série de ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

A Rede Girassol vai atuar no acolhimento, orientação e fortalecimento das vítimas de violência doméstica. Uma equipe especializada prestará atendimentos de saúde, socioassistencial, psicológico e jurídico, além dos encaminhamentos necessários para cada caso de violência.

O projeto foi trazido para a cidade, através de sua idealizadora, a Delegada Seccional de Ourinhos, Doutora Cristiane Braga, que primeiro o implantou em Tupã, onde foi titular da Delegacia da Mulher.

 

Momento do lançamento do Projeto Rede Girassol

 

“Esse projeto se iniciou em Tupã, sempre trabalhei com as causas de violência contra a mulher, eu estou Seccional, sou delegada há 25 anos, e durante 17 anos estive a frente de delegacias da mulher. Eu sei muito bem qual a realidade das mulheres no Brasil, atualmente a gente vê um cenário gritante, o abuso, a violência que a mulher vem sofrendo em todos os aspectos, físico, moral, nas relações de trabalho. Por isso, me motivei a fazer esse projeto, junto ao Conselho da Mulher em Tupã, sentamos e fomos construindo uma rede (…) estou muito grata ao poder público de Ourinhos porque uma das primeiras reuniões que fiz aqui foi para apresentar o meu projeto e num primeiro momento já foi aceito. Hoje já é o lançamento (…) é um projeto que a delegacia geral já conhece e tem a intenção de aplicar em outros lugares também, e eu pretendo implantar nas 12 cidades da seccional que comando”, declarou a delegada

 

Doutora Cristiane Braga, Delegada Seccional de Ourinhos

 

Raquel Spada, que hoje está à frente da Secretaria Municipal da Mulher de Ourinhos, agradeceu a Doutora Cristiane, à todas as mulheres presentes e ressaltou que “esta parceria dará grandes frutos na defesa da mulher. A bandeira dessa causa é da mulher que não tem voz, que chora em silêncio, que se esconde atrás de um falso sorriso, de uma falsa família. Não estamos aqui para destruir essas famílias, mas para dar apoio, ensinar elas que existem leis e que vamos fazer valer essas leis”, ressaltou.

 

Raquel Spada, Secretária Municipal da Mulher de Ourinhos

 

A secretária encerrou seu pronunciamento levando todas as mulheres presentes a um grande coro: “Separadas somos pétalas e juntas somos girassóis”.

O lançamento do projeto ocorreu na Praça da Mulher, contou com a presença de diversas mulheres com atuação de destaque no setor público e culminou com o plantio de dezenas de girassóis na Praça.

“É um projeto essencial para a proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violência. É inadmissível que, na sociedade atual, as mulheres continuem sofrendo abusos e, pior, sem a punição adequada dos autores dos crimes. Mais uma vez Ourinhos, por meio das ações da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Mulher, sai na frente no que se refere ao atendimento social”, declara Edna Valentina, superintendente da SAE que esteve presente no evento.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Referência da Assistência Social de Ourinhos pelo telefone 3322-1594.

 

O lançamento aconteceu na Praça da Mulher com diversas autoridades

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.