quinta, 18 de julho de 2024

Em sua primeira gestão como vereador, Guilherme Gonçalves disputa as eleições 2022 para Deputado Estadual

Publicado em 10 set 2022 - 11:05:07

           

Marcília Estefani

 

O vereador ourinhense Guilherme Gonçalves, que trilha seu primeiro mandato na Casa de Leis ourinhense, concedeu na última semana entrevista exclusiva ao Jornal Negocião. E falou um pouco de sua vida, sua trajetória e da nova experiência como candidato a Deputado Estadual nas eleições 2022.

Natural de Ourinhos, Guilherme disse ter começado sua vida profissional como trabalhador rural e que tem muito orgulho de sua trajetória. Apesar da origem pobre sempre estudou e tentou evoluir.

“Meu primeiro registro foi como trabalhador rural, estudava de noite, trabalhava durante o dia, estudei em uma universidade pública, fiz Agronegócios na Fatec, TI, vindo a me formar depois em gestão pública e sou pós graduando em trabalho com família e sociabilidade. Sou concursado da SAE, trabalhei cavucando valeta, na coleta de lixo, a qual me deu uma visibilidade e sai como candidato a vereador, vencendo as eleições de primeira, representando a população”, disse.

Guilherme ressalta que “não sou vereador, estou vereador neste período que a população me concedeu a cadeira e represento o povo na Câmara, quando é bom eu voto sim, quando é ruim eu voto não, sou um amigo da população e estou sempre do lado do povo”.

 

EXPERIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL – Questionado sobre sua experiência na Câmara Municipal neste seu primeiro mandato como vereador, o parlamentar avalia que fez tudo que um vereador poderia ter feito e pode fazer pela população. “Fui leal, votei conforme a vontade do povo em todas as pautas, enfrentei o sistema diversas vezes, fui pra cima, as vezes me sentindo só, mas sabendo que nunca estava sozinho, que a população me abraçou, poderia ir para qualquer lugar da cidade que estaria sempre sendo bem quisto pela população e era isto que eu queria”.

O vereador relata que não indicou nenhum cargo na prefeitura depois que ganhou as eleições e que sempre se emprenhou em cobrar que a administração enxugasse a máquina pública e investisse na saúde, que, na sua opinião, é o que a população mais precisa.

Com a cabeça erguida, o vereador afirma ter feito seu papel até aqui. “Cumpri tudo que prometi durante a campanha, que era entrar pra defender o povo e não defender interesse pessoal”.

 

MAIOR CONQUISTA NO LEGISLATIVO – O edil relata ter alguns projetos aprovados, mesmo sendo um vereador considerado de oposição. “Me considero um vereador ‘dito’ de oposição, porque não sou oposição, me considero posição do povo, base do povo”.

Guilherme conta que já teve centenas de requerimentos aprovados, que fiscalizou com afinco e teve até projetos de sua autoria aprovados, como o que impede que agressores de mulheres, que respondem processo pela lei Maria da Penha de assumir cargo na prefeitura de Ourinhos. “Isso foi um grande passo, um grande avanço no direito de defesa das mulheres e contra o feminicídio”.

Outro projeto citado que o edil considera importante é sobre a causa animal, que determina que todo atropelador de animais tem que prestar o socorro, uma conquista para a causa animal na cidade.

 

FRUSTRAÇÃO“Muitas vezes percebi que, para colocar em prática tudo o que a gente quer, a gente precisa da população pra votar em representantes que de fato a represente. Porque, muitas vezes, a gente precisa de um número maior na Câmara pra poder colocar em prática o que a gente quer. Quando a gente tá só ou quase só não funciona conforme a vontade que a gente defende, a vontade popular, então se tem uma frustração, pode ser esta”, lamenta.

 

NOVA CANDIDATURA – Indagado sobre os motivos de optar pela candidatura a deputado estadual, Guilherme relata que o convite foi da própria população, que no anseio de ter um defensor a nível estadual o indicou pra que saísse candidato. “Eu recebi alguns números e informações de que a gente teria muita chance, porque a população tem anseio por representantes de verdade, a gente tem até candidatos da região, mas não é ourinhense, a população quer votar em alguém da cidade. Sentindo isso coloquei meu nome a disposição, tenho tido muita aceitação e estou muito feliz com isto”.

 

PRINCIPAIS BANDEIRAS – Segundo o candidato, sua principal bandeira é a defesa do povo, é votar conforme a população precisa e ajudar a cidade. Porém, não pode deixar de falar e brigar pela saúde, educação, emprego, que são necessidades do povo.

 

SAÚDE – Guilherme ressalta que, como vereador, por muitas vezes ele apontou problemas e agora quer a oportunidade de resolver. “Agora eu quero ser eleito pra ajudar resolver. Um exemplo disso é a questão do remédio de alto custo: o remédio está em Assis, precisa fazer a separação pra chegar no dia certo pra pessoa e isso não acontece por falta de funcionário, eu considero que acontece por falta de fiscalização. Se tivesse um deputado eleito na cidade, um fiscalizador que brigasse pelo povo, que defendesse a vontade da população, isto não estaria acontecendo. Acontece isso porque de fato não tem uma pessoa que briga pela cidade de Ourinhos, as pessoas vêm pra cidade arrancar o voto do ourinhense e depois some, esse é um grande problema da população, a gente acaba não tendo um representante. Eu pretendo brigar pelo povo de Ourinhos, pela saúde, ser incisivo nessa luta e ajudar nossa cidade com emenda, ajudar nossa cidade a crescer”.

Guilherme relembra que, por isto, acabou indo para o Conselho de Ética algumas vezes, e correu o risco de ter seu mandato cassado, por fiscalizar, por conta da defesa incisiva da população, mas manteve sempre a cabeça erguida e contou com o apoio da população que o abraçou.

“Agradeço a população que viu a minha postura, a seriedade com que eu trabalho, e entrou em minha defesa no momento que mais precisei, a população segurou a minha mão, enfrentou a pandemia pra votar em mim, por isso da minha representatividade hoje, por isso que eu defendo tanto o povo, não foi político que me elegeu, quem me elegeu foi o povo”.

 

EDUCAÇÃO – O candidato fez questão de deixar claro que jamais vai votar contra os professores. “Essa é uma bandeira minha, não tem como falar nesse assunto sem falar das pessoas que votaram contra a educação e isto é uma grande problemática (…) quando você vota contra a educação, você vota contra o povo. Porque todo mundo passou por um professor, você, eu, a pessoa que tá com a câmera na mão, todos passaram por um professor, jamais se eleito for vou votar contra professor e contra educação, que depois da saúde é a área que mais quero me dedicar”.

 

EMPREGO – Outro ponto forte em sua candidatura é emprego. Ele acredita que se Ourinhos tiver um deputado que invista na cidade, que leve o nome da cidade adiante, um representante em São Paulo, na Assembleia Legislativa, e a cidade crescer com isto, os empresários vão olhar com bons olhos para o município e isto vai gerar emprego. “É uma cascata e a gente precisa buscar esta representatividade. Eu não estou por mim, estou pelo povo. E eu preciso que todos vocês abracem esta causa comigo, em prol da nossa cidade, eu não tenho interesse pessoal, e sim pela população”.

 

CAMPANHA – Guilherme contou à reportagem, que quando começou a campanha, entregou tudo nas mãos de Deus, mas não deixou de trabalhar em nenhum momento. “Estou trabalhando, andando na rua, no corpo a corpo, fazendo live quase que diariamente, tenho uma página com mais de 1 milhão de seguidores onde tem pessoas de todas as cidades do estado de São Paulo, estou trabalhando muito pra Ourinhos crescer, pra região crescer, pra gente conseguir alcançar esse objetivo”.

 

EXPECTATIVAS – Gonçalves considera ter grande projeção, grande chance de ser eleito, principalmente se a população de Ourinhos abraçar esta causa. “Somos fortes, nesse momento muitos candidatos vão entrar na nossa cidade, muitas pessoas que você nunca ouviu falar (…) Algumas pessoas vão dizer que eu não tenho chance, mas não acredito nisso, muitas vezes vão dizer isso porque não tem políticos, empresários por traz da minha campanha, mas sempre quem decidiu a representatividade é o povo, são vocês que vão escolher, se a gente se manter juntos, se a gente se manter unidos, vamos conseguir. Eu sinto que esse é o momento de Ourinhos fazer um representante, eu estou preparado pra isto, eu fui buscar conhecimento, passar pela Câmara Municipal me trouxe uma experiência política que agora eu posso usar pra mudar a história da nossa cidade”.

Cheio de esperança, Guilherme aproveitou para deixar seu endereço e fone para que a população, independente das próximas eleições, possam procurar ajuda sempre que precisarem.

“Eu moro na Rua Duque de Caxias, 1594, nesse período de campanha vocês me acham só à noite, e meu telefone continua sendo (14) 99718-8759 conte sempre comigo”.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.