terça, 21 de julho de 2026

Empresário é preso em flagrante por furto de energia elétrica durante operação da Polícia Civil em Ourinhos

Publicado em 21 jul 2026 - 19:37:02

           

Operação do SIG identificou duas fraudes em Ourinhos: uma em distribuidora de bebidas e outra em residência de condomínio

 

Da redação

 

Um empresário foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (21), em Ourinhos, suspeito de furtar energia elétrica por meio da adulteração do medidor de consumo de uma empresa distribuidora de bebidas localizada no Jardim Furlan.

A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), que teve como objetivo combater ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia elétrica no município.

 

 

A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Regional das Garantias de Bauru, após investigação iniciada a partir de denúncia encaminhada pela concessionária CPFL Santa Cruz, que apontava uma nova modalidade de fraude realizada diretamente no interior dos relógios de energia.

Durante a fiscalização, policiais civis atuaram em conjunto com técnicos da concessionária e peritos criminais. Na empresa, foram encontrados lacres rompidos e sinais de manipulação do medidor, alterado para registrar um consumo inferior ao efetivamente utilizado.

Segundo levantamento preliminar da CPFL Santa Cruz, o prejuízo causado pela fraude é estimado inicialmente em cerca de R$ 14 mil. O valor, no entanto, ainda poderá ser atualizado após a conclusão da perícia técnica, que irá calcular toda a energia consumida e não registrada desde a instalação do medidor digital.

Diante das evidências, o responsável pelo estabelecimento recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica, conduta equiparada ao crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal.

O empresário foi conduzido à Central de Polícia Judiciária de Ourinhos, onde a prisão foi ratificada pela autoridade policial. Em seguida, permaneceu à disposição da Justiça para audiência de custódia.

Além da empresa no Jardim Furlan, a operação também identificou outra fraude em uma residência localizada em um condomínio de alto padrão de Ourinhos. O caso também será investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Civil ressalta que o furto de energia elétrica gera prejuízos financeiros às concessionárias e aos consumidores que pagam regularmente suas contas, além de representar riscos de acidentes e incêndios em razão das intervenções irregulares na rede elétrica.

© 1990 - 2026 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.