quarta, 12 de junho de 2024

Encontro irá discutir Mídias Alternativas e Democratização na Comunicação

José Luiz Martins

O crescimento contínuo de troca de informações on-line tem trazido mais e mais oportunidades no âmbito de inserção midiática para indivíduos, grupos e organizações, ampliando o leque de diversidade e possibilidades de comunicação no mundo. A facilidade, amplitude e velocidade na troca da informação tem sido a grande alternativa da mídia tradicional amplificando e oferecendo aos cidadãos espaços onde as suas vozes podem ser ouvidas. A Web tem sido o grande fornecedor de ferramentas e plataformas para comunidades e indivíduos interagir, divulgar conteúdos, discutir e refletir questões de interesse público, o que comumente é ignorado pelos meios de comunicação tradicionais e corporativos. Ampliar o acesso das pessoas à fontes de informações, democratizar e criar mais espaços onde os cidadãos possam se manifestar, tem sido a meta de vários grupos que se dedicam as chamadas mídias alternativas.

Em Ourinhos, idealizado por um grupo de ativistas de mídia independente que se organizam pelas redes sociais, será realizado no dia 24 de junho às 19h no plenário da Câmara Municipal o evento Mídias Alternativas e Democratização dos Meios de Comunicação. Falando à reportagem do NOVO NEGOCIÃO o geografo Rafael Dantas, um dos organizadores do evento, disse que o objetivo é discutir sobre o papel da mídia dando ênfase à ascensão da mídia independente e alternativa na internet. Segundo Rafael uma questão premente é o papel da grande mídia corporativa que recebe críticas de estar ligada aos interesses estritamente econômicos em detrimento da diversidade e ainda cultiva uma aura de imparcialidade, mas que no final das contas tem lado determinado nas disputas de ideias presentes na sociedade. 

Para debater a pauta os organizadores irão reunir o jornalista e blogueiro Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, especialista no assunto e muito atuante na organização dos chamados blogueiros progressistas. Marcelo Carvalhal professor de geografia humana na Unesp – Ourinhos e Maurício Gonçalves Saliba, professor de sociologia e política da UENP – Jacarezinho. Conforme Dantas,  o encontro é aberto a toda população e são esperadas a presença de trabalhadores, sindicalistas, estudantes e qualquer cidadão interessado no exercício do protagonismo civil. O evento é uma realização do grupo Mídia Livre Ourinhos com apoio da APEOESP e Centro de Estudos da Mídia Independente Barão de Itararé. 

 

 

 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.