sexta, 12 de julho de 2024

Enfermagem da UNIFIO promoveu palestra sobre Endometriose e Métodos Contraceptivos

Publicado em 05 abr 2019 - 06:55:47

           

Rose Pimentel Mader

O Curso de Enfermagem da UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – com a participação do Curso de Psicologia promoveu, no dia 15 de março, evento dedicado às mulheres, cujo tema central foi “Endometriose e Métodos Contraceptivos, Mitos e Verdades”.

A palestra realizada no Anfiteatro Irmãos Quagliato na Central de Aulas 3, que teve como público alvo toda comunidade acadêmica, foi proferida pela enfermeira Francieli Plixo de Oliveira, especialista em Obstetrícia que atua na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos.

A palestrante e demais convidados foram recepcionados pelos coordenadores dos cursos Juliano Rodrigues Coimbra (Enfermagem) e Fábio Sagula (Psicologia) e professores.

No decorrer do evento foram abordados diversos assuntos relacionados à qualidade de vida da mulher, focalizando especialmente a questão da saúde e auto estima.

Endometriose – A mulher com endometriose apresenta fragmentos do endométrio fora do útero (endométrio é a parte interna do útero, responsável pela menstruação). Estudos recentes mostram que existe uma demora de quase 7 anos para que o diagnóstico de mulheres com endometriose seja confirmado. Por isso, nos últimos anos, muitas campanhas vêm sendo realizadas para orientá-las a procurarem seu ginecologista assim que apresentarem os primeiros sintomas típicos da doença que são dor abdominal e irregularidade no fluxo menstrual. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e eficiente e o tratamento.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.