sábado, 20 de abril de 2024

Equipe de Robótica do Sesi Ourinhos participa de Torneio em Brasília

O Festival acontecerá de 15 a 18 de março no Estádio Mané Garrincha com 100 times do país

 

Da redação

 

Com 7 prêmios internacionais e dezenas nacionais, o Time Robotics School da Escola Sesi de Ourinhos viaja para Brasília este mês para buscar mais um resultado. O FIRST Lego League acontecerá de 15 a 18 de março no Estádio Mané Garrincha e reunirá 100 equipes de todo o país.

Além do robô para a competição, os alunos também precisam desenvolver e apresentar uma solução inovadora. Este ano, a equipe desenvolveu um dispositivo de segurança contra o superaquecimento em tomadas. O objetivo é evitar o derretimento dos cabos e da tomada em si, o que evita falhas no circuito elétrico, manutenções recorrentes e até possíveis incêndios.

 

Gabriela Oliveira de Souza 8ºA, Maria Eduarda Gomes de Moraes 8ºA, João Pedro Ferraz Candido 7ºA, Talles Leandro Pedroso de Oliveira 8ºA, Giovanna Medeiros Medrado Ferreira 8ºB, Guilherme Rafael Tintore da Silva Alves 8ºA, Giovanna Bueno de Sousa 8ºA e Maria Rita Linhares da Silva 7ºB. Foto divulgação Sesi

 

Em 2022, o time da Escola Sesi de Ourinhos ganhou a 4ª colocação no mundial na categoria de inovação de projeto. Este ano, ficaram com o segundo lugar na classificação geral do regional e com o prêmio de desafio do robô.

“Após entrar na equipe e conhecer os valores da FLL eu aprendi o verdadeiro significado do trabalho em equipe e que sozinhos não somos nada.A robótica me proporcionou coisas que eu nunca imaginei que teria, novos conhecimentos, viagens incríveis, fui desafiada a vencer meus medos e tive a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor. Sou muito grata e estou ansiosa por estes novos desafios com a equipe!” Destacou Gabriela Oliveira de Souza, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Sesi e integrante do time de robótica.

 

Sobre a FLL

Nesta competição, estudantes de 9 a 16 anos são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

Para tanto, eles aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação. A nova temporada está focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Batizada de SUPER POWERED, desafia-os a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

Como parte do torneio, os alunos devem também construir e programar robôs com blocos de montar (LEGO®) para cumprir missões determinadas pelo campeonato.

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.