sexta, 01 de março de 2024

Escolas de Cursos profissionalizantes questionam cursinho lançado pela prefeitura

Projeto “Meu Primeiro Emprego” para capacitação de jovens para o ambiente de trabalho promete reunir turmas de 10 alunos para evitar aglomerações

 

Marcília Estefani

 

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) lançou na manhã de segunda-feira, 20, o projeto “Meu Primeiro Emprego”, uma capacitação de jovens com noções sobre comportamento em entrevistas de emprego e postura no ambiente de trabalho. Profissionais estabelecidos na cidade que dividem o mesmo mercado se sentem prejudicados e questionam a ação.

De acordo com Decreto Municipal, ainda está proibido a realização de aulas presenciais, seja em escolas públicas ou privadas, incluindo cursos de qualquer natureza. O retorno está previsto, segundo o governo do Estado, somente a partir de setembro, desde que o município já tenha atingido a fase amarela do plano São Paulo, mas no momento, Ourinhos ainda está classificado na fase laranja do plano.

O projeto foi divulgado pela prefeitura na terça-feira, 21, após o início dos encontros, mas repercutiu mesmo após divulgação pela TV Tem na manhã desta quarta-feira, 22. Proprietários de escolas também se acham capacitados para retomarem suas aulas, adotando todas as medidas necessárias de distanciamento, uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e restrição de quantidade de alunos.

 

Imagem divulgada pela Prefeitura Municipal de Ourinhos na tarde da terça-feira, 21.

 

PROJETO MEU PRIMEIRO EMPREGO – Além das palestras de qualificação, também integra o projeto a busca por empresários que estejam abertos a oferecer o primeiro emprego a uma pessoa. No último sábado, 18, por exemplo, equipe da Secretaria de Desenvolvimento se reuniu com empresários do setor de Supermercados para apresentar a ideia que, segundo o Secretário Tiago Henrique Moreira, foi bem recebida.

Os interessados em participar das qualificações devem se inscrever no PAT,  localizado na Rua Cardoso Ribeiro, 290, Centro, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas ou pelos telefones (14) 3326-1086 / (14) 3326-1069 / (14) 99840-4495. Para evitar aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus as capacitações são realizadas em turmas reduzidas de 10 jovens por semana.

PREFEITURA – O Negocião já entrou em contato com a Prefeitura, para orientações referentes à legalidade do curso diante da pandemia do novo coronavírus e se é permitido ou não a volta de outros cursos, e aguarda posição do setor competente. A qualquer momento voltamos com mais informações.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.