quinta, 18 de abril de 2024

Escolas de Ourinhos e região preparam-se para os Jogos Escolares do Estado 2023

Envolvem escolas estaduais, particulares, ETECS e as paraolimpía

 

José Luiz Martins

 

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) 2023, realizados pela Secretaria de Estado da Educação, de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A fase de Inscrições termina no próximo dia 24 de março prazo para que os estabelecimentos de ensino entreguem a documentação na Diretoria Regional de Ensino. 

O evento envolve atividades que têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das unidades escolares de ensino fundamental e médio das redes pública estadual, pública municipal e particular.

Também participam as escolas técnicas estaduais e federais em todo estado, buscando favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar a Delegação do Estado de São Paulo para as Paraolimpíadas Escolares – Etapa Nacional, para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s (CBDE) e Jogos da Juventude (COB).

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo estão divididos em três etapas: Etapa I (escolas estaduais e ETECs), com inscrições até 24 de março. Etapa II (escolas municipais, particulares e federais), inscrições de 1 a 31 de março. Etapa III, voltada às seletivas de modalidades individuais para os jogos da juventude (COB) e JEBs (CBDE), inscrições devem ser feitas de 20 de março até 14 de abril.

As disputas iniciam-se na fase Inter D.E. (Diretorias de Ensino) com as modalidades coletivas, damas, tênis de mesa e xadrez, que serão realizadas de 08 a 26 de maio; a fase Regional, de 29 de maio a 23 de junho, com envio da relação de classificados em 26 de junho. Os jogos se estenderão por todo ano até dezembro tanto para os convencionais e paraolímpicos

Cada município poderá se fazer representar por apenas uma equipe em cada modalidade, exceto na modalidade ginástica artística, onde o município deverá optar dentre as três categorias por até duas (A, B ou C) fazendo representar por até duas equipes femininas e masculinas. Os atletas devem ter a idade máxima de 16 anos, completos ou a completar no ano da realização do evento.

De acordo com a Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos, Sandra Regina Andrade de Oliveira, o calendário disponível dos jogos é organizado pela Secretaria de Esporte do Estado. “Os nossos jogos escolares integram uma programação esportiva da Secretaria Estadual de Esporte, ele pode sofrer alterações devido alguns contratempos, mas esse é o cronograma do momento. Envolvem escolas estaduais, particulares, ETECS e até as paraolimpíadas” destacou Sandra. 

Em nossa região participarão escolas dos municípios de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande, Ibirarema, Campos Novos Paulista, Ribeirão do Sul, São Pedro do Turvo, Espírito Santo do Turvo, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes e Canitar.

“Temos um número aproximado de 500 crianças por categoria. Assim durante os jogos do ano todo, envolvendo as três categorias, de todos os municípios, teremos aproximadamente 1500 crianças participando. No dia 31 de março vamos realizar o Congresso Técnico, será na escola Horácio Soares e participarão professores da Rede Estadual, ETECs, o representante do município de Ourinhos da Inspetoria de Esportes e Lazer de Ourinhos”, explicou a dirigente.

Na edição de 2022 o JEESP contou com a participação de 186.707 alunos/atletas, sendo 82.326 na categoria Sub 14 e 104.381 na categoria Sub 17. Ao todo o JEESP inclui 32 modalidades em todo estado para os segmentos convencional e do paradesporto (paralímpico).

 

Modalidades:

Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Basquete 3×3 em cadeira de rodas, Basquetebol, Bocha Paralímpica, Ciclismo, Damas, Futebol de 5 Paralímpico, Futebol de 7 Paralímpico, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Goalball Paralímpico, Halterofilismo Paralímpico, Handebol, Judô, Judô Paralímpico, Karatê, Natação, Natação Paralímpica, Parabadminton, Parataekwondo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paralímpico, Tênis em cadeira de rodas, Vôlei de Praia, Voleibol, Voleibol sentado, Wrestling e Xadrez.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.