quinta, 13 de junho de 2024

Escritora infantil Rafaela Spalding lança livro dia 16 de fevereiro

Rose Pimentel Mader

A estudante Rafaela Mendes Spalding, de 12 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II da Educativa Centro Educacional está se preparando para viver, dentro de poucos dias, uma maravilhosa conquista: o lançamento de seu primeiro livro “João e Maria” – Um final mais feliz. 

A obra, ilustrada por Maikon Zambido que teve assistência editorial de Charlotte Estudio, nos remete a uma viagem deliciosa na história de uma das mais famosas fábulas da literatura infantil e promete agradar muito o público leitor.

A noite de autógrafos será realizada no próximo dia 16 de fevereiro, às 18h30, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. A expectativa de Rafaela é que o evento seja prestigiado não só pelos familiares e amigos mas por todos que apreciam a literatura e uma boa leitura.

Como a própria autora explica a história original é bastante triste, principalmente na parte em que os pais abandonam os filhos na floresta por causa da falta de dinheiro e o final do livro com as crianças se vingando da bruxa que os queria comer. “Fiz essa adaptação para agradar tanto as crianças como seus pais, que se recusam a ler o conto original para seus filhos por ser muito trágico”.

Rafa Spalding escreveu a nova versão em 51 versinhos que impressionam não apenas pela qualidade do texto, mas, especialmente, pela criatividade e sensibilidade da jovem autora.

O amor pelos livros – Numa sociedade onde a Internet, através de suas redes sociais, ocupa quase que totalmente a atenção e o tempo das crianças e jovens, o interesse e amor que Rafaela demonstra ter pela leitura e pelos livros impressionam. Um rápido bate papo com a estudante é o suficiente para perceber que o seu vocabulário e visão de mundo, refletem claramente ser de alguém que cultiva a boa leitura.

A estudante que também curte música e consegue conciliar as novas tecnologias com a leitura de um bom livro, começou a ler e escrever com 4 anos de idade e aos 9 anos já escrevia poesias. “As poesias são inspiradas especialmente na natureza e em coisas do nosso cotidiano”, explica Rafaela que nos surpreende com poemas que reúnem palavras que pesquisa em dicionários, as quais são devidamente traduzidas pela autora.

A inspiração para o livro João e Maria surgiu quando presenciava a leitura do conto que o pai fazia para a irmã mais nova. A parte da história em que os pais abandonam os filhos na floresta a incomodou muito. “Achei muito triste e pensei que a história poderia ser diferente. Comecei a escrever no meu próprio celular fazendo uma adaptação e a história foi construída numa única noite”, conta Rafaela. História adaptada, Rafaela criou os versinhos que compõe a obra e que foi enriquecida com as belas ilustrações de Maikon Zambido.  

Presente de Natal – A publicação do livro foi um presente de Natal dos pais, maiores incentivadores de Rafaela. Foi uma surpresa inesquecível para a estudante. Os 500 exemplares da primeira edição foram dedicados aos familiares e amigos e estão à venda em algumas livrarias entre as quais Livrarias Curitiba, em Londrina, na Livraria do Supermercado Confiança, em Marília e, após o lançamento, também estará a venda na Estação Baguette. Os interessados podem adquirir também através do contato com a própria autora pelo email: rafaspalding@uol.com.br. O preço do livro é R$ 29,90.

Segundo os pais, os recursos obtidos com a venda dos exemplares serão destinados às novas publicações de Rafa que tem muitos planos para o futuro e pretende fazer uma coletânea de vários clássicos da literatura infantil.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.