terça, 23 de julho de 2024

Eventos discutem racismo e marcam o mês da Consciência Negra em Ourinhos

Publicado em 20 nov 2021 - 10:27:23

           

E neste sábado, 20, dia em que é celebrado o dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, tem mais

 

Hernani Corrêa/Fotos: Hernani Corrêa e Vitor Moraes (West Gold Prod)

 

Foi realizado na quarta-feira, 17, uma Roda de Conversa, promovida pelos Movimentos Sociais, Culturais e de Juventude de Ourinhos. O evento aconteceu na sede do Instituto Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira (OSNB), no Jardim Matilde e teve a mediação do maestro Jéferson Bento.

O Coletivo Enfrente foi um dos idealizadores e organizadores do encontro. “Destes eventos, será feito um documento, uma carta com as ideias e propostas para serem encaminhadas às autoridades no sentido de fomentar a construção de políticas públicas antirracistas ”, declarou a vereadora.

 

O evento reuniu diversos seguimentos da sociedade ourinhense

 

ATRAÇÕES PRINCIPAIS – Apresentações culturais marcaram o evento, como apresentação do Grupo Tons Afro, com as integrantes Andreisy Natel, Jéssica Prado, Vanessa Gomes e Vanessa Monteiro. Tamires Regina Paulino, estudante de Letras e escritora, declamou poesia.

 

Grupo Tons Afro

 

Entre os convidados, Junio Farias, estudante de História na UENP, de religião de matrizes africanas e atuante nos movimentos negro e social na cidade. Junio enfatizou a carência de promoções de projetos culturais e a falta de apoio do poder público às diversas iniciativas.

 

Junio Ferraz

 

A psicóloga Lídia Neves Miranda, que atua nas áreas Clínica e Social, atualmente coordena o CRAS IV e é Conselheira municipal do CMDCA em Ourinhos, também teve participação relevante, mostrando estatísticas e números relativos a atuação dos negros no Brasil.

 

Maestro Jeferson Bento, Bispo da Diocese de Ourinhos Dom Eduardo Vieira e Dr Elpídio Ferraz, promotor de justiça aposentado

 

A cantora, professora de música e estudante universitária na UENP, Vanessa Machado, encerrou o encontro, que teve um jantar ao seu final.

 

Lídia Neves e Vanessa Machado

 

CONVIDADOS – Dom Eduardo Vieira, Bispo da Diocese de Ourinhos, marcou presença, juntamente com Dr. Elpídio Ferraz, promotor de justiça aposentado.

 

Bispo Dom Eduardo Vieira

 

SÁBADO TEM MAIS – Sábado, 20, a partir das 17h00, já está marcado o segundo encontro no mesmo local, com o tema: Educação, trabalho e políticas públicas.

PARTICIPAÇÃO – Antonio Donizeti Fernandes, Professor de Pedagogia da UENP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas “Beatriz Nascimento” (UENP), que desenvolve pesquisas no campo da Sociologia da Educação, Antropologia, História da África e Relações Raciais.

Carla Souza, advogada, especialista em Direito previdenciário e Direito processual civil também estará presente, ela atua como presidente da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra no Brasil da OAB/SP da 58ª Subseção de Ourinhos/SP e é membra efetiva da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB/SP.

A jornalista Carla Caroline também marca presença e abrilhanta a tarde do sábado.

 

 

APRESENTAÇÕES CULTURAIS: Victor Correa Leite – MC VEMCIDO, rapper e trapper. RB D’Flow – MC e dançarino e o músico Cirillo Bento.

 

Roberta Stopa, Danilo dos Santo e Camila Zaina Drumond, do Coletivo ENFRENTE!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.