domingo, 06 de julho de 2025

Evento voltado à luta antimanicomial é realizado na Praça Mello Peixoto

Publicado em 17 maio 2019 - 04:09:16

           

Letícia Azevedo

É comemorado no dia 18 de maio o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Um evento promovido em parceria pelo Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II) ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) e levou diversas pessoas à Praça Mello Peixoto.

A Luta Antimanicomial foi criada após alguns profissionais do ramo da psicologia e psiquiatria se revoltarem com o tratamento cruel dado aos pacientes, que segundo eles, era uma forma cruel e desumana dado pelos hospitais chamados de manicômios. 

Segundo a psicóloga do CAPS II, Amanda Morales o sistema manicomial é um retrocesso e não leva nenhum tipo de melhora aos pacientes “Primeiramente a pessoa que tem sofrimentos psíquicos nos antigos manicômios era completamente isolada da sociedade, do convívio familiar e nunca houve nenhuma evidência de melhora no quadro clínico dos mesmos. Infelizmente a violência era uma realidade presente todos os dias, e é por isso que queremos o fim dos hospitais chamados de “hospícios”” – apontou a psicóloga.

A enfermeira responsável pelo CAPS II Lucimara Moraes Santos, relatou que o trabalho dos Centros de Apoio é recepcionar e levar um atendimento acolhedor aos usuários e pacientes “Nós lutamos em Prol a um atendimento humanizado, um tratamento digno as pessoas com transtornos mentais. O movimento é para mostrar para as pessoas que se eles passarem por acompanhamento e tratamento necessário eles podem conviver satisfatoriamente na sociedade. É tabu dizer que as pessoas com sofrimento psicológico são violentas, que não conseguem realizar tarefas básicas. Eles podem sim e tem o direito de ir e vir. Nós enfrentamos muita dificuldade por conta dos próprios munícipes que ainda acreditam que essas pessoas têm que estra trancadas dentro de um hospital psiquiátrico, e isso não é a verdade” – relatou.

O evento contou com dança e exposição de artesanato feitos pelos próprios usuários dos serviços dos CAPS AD e CAPS II.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.