quinta, 22 de fevereiro de 2024

Ex-aluna de Direito das FIO comanda o Procon de Ourinhos

Rose Mader Pimentel

A advogada Vanessa Galvão Passos, ex-aluna do Curso de Direito das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), é a responsável pelo Procon de Ourinhos. Vanessa, formada em 2015, assumiu o importante órgão de Defesa do Consumidor, no dia 3 de janeiro deste ano, após ser aprovada no curso da Fundação Procon com a nota 9 (a nota tinha que ser acima de 7).

Demonstrando muita disposição e entusiasmo em seu posto, Vanessa conta que está feliz com a oportunidade conquistada e afirma ter consciência da grande responsabilidade que tem como chefe do Procon e da importância da seriedade e eficiência de seu trabalho.

Como chefe do Procon, Vanessa tem uma ampla atuação no atendimento ao público em todas as áreas do Código do Consumidor. Sua principal missão é acolher e encaminhar toda reclamação junto ao fornecedor (público ou privado), realizar audiência de conciliação entre as partes envolvidas e acompanhar todo o processo desde o início da reclamação até o acordo final, cujo resultado nem sempre é favorável ao consumidor, avalia Vanessa. 

“Estou amando a experiência. Na Faculdade de Direito nas FIO tive uma excelente professora nessa área, cujos conhecimentos transmitidos estão sendo valiosos e me ajudando muito nesta minha função”, afirmou Vanessa que foi aprovada no Exame da Ordem antes de se formar, quando estava cursando o 9º termo da Faculdade de Direito.

E a ex-aluna continua a frequentar os bancos acadêmicos. Já terminou um curso de pós-graduação em Direito do Estado nas FIO, cujo TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) está sendo concluído e pretende fazer pós em Direito do Consumidor. 

No Procon, Vanessa coordena uma equipe integrada por dois funcionários concursados e dois estagiários na área de Direito, também alunos das FIO, que participam do Programa do CIEE.

Além de todas as suas atribuições como chefe do Procon, Vanessa Passos está empenhada neste momento no processo de implantação do Programa de Informatização (SINDEC), cujo termo foi assinado no dia 13 de julho pelo prefeito Lucas Pocay.

Segundo Vanessa, com este Programa, a unidade do Procon de Ourinhos terá maior agilidade e eficiência no encaminhamento das reclamações, as quais serão incluídas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, dinamizando todo o processo de atendimento que ganhará maior resolutividade.

De acordo com Vanessa, as áreas que lideram as reclamações são: telefonia, assinatura de TV e ultimamente cartões de crédito. “As principais orientações do Procon é para que o consumidor peça nota fiscal de tudo que comprar; sempre observe a validade do produto que está adquirindo, fique atento às promoções. Isso e essencial e sempre controle o cartão de crédito e observe as faturas”, ressaltou.

Na dúvida, é sempre bom ligar ou procurar pessoalmente o Procon que está à disposição para atender o consumidor e garantir os seus direitos, recomenda Vanessa.

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