domingo, 14 de abril de 2024

Faesp/Senar e Sindicato Rural oferecem cursos de capacitação para produtores rurais

Iniciativa visa oferecer novas oportunidades e mais lucros para o homem e mulher do campo

 

Marcília Estefani

 

Uma parceria entre FAESP/SENAR e o Sindicato Rural de Ourinhos e Região, têm oferecido cursos de capacitação aos produtores e trabalhadores rurais que tenham a intenção ou necessidade de novas oportunidades nesse mercado de trabalho.

A Formação Profissional Rural é um processo educativo, não formal e participativo, vinculado à realidade do meio rural. Visa o atendimento das necessidades e exigências dos produtores e trabalhadores rurais, das unidades produtivas e do mercado de trabalho, para ampliar e melhorar as condições das mais diversas ações do dia a dia.

Como consequência, permite realizar suas atividades de maneira a aumentar a produtividade, a rentabilidade e a competitividade do setor agropecuário. O Sindicato Rural, atua como ponte entre o Senar e o trabalhador do campo.

Os cursos são gratuitos e viabilizados pela arrecadação de imposto pago sobre produtos produzidos pelo próprio produtor rural, revertidos em capacitação e formação profissional rural. Abrangem inúmeras áreas de atuação, conforme a região em que são executados e ampliam o acesso ao conhecimento abrindo oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida dos brasileiros do campo.

Na região de Ourinhos, foi realizado no sítio Palmital em São Pedro do Turvo, dias 02 e 03 de agosto, curso de processamento de carne de aves, onde participaram 15 alunos sob a supervisão da instrutora Maria de Fátima Caetano.

Nos dias 14 e 15 de agosto, outros 14 alunos participaram do curso de processamento de pães caseiros, realizado em Ipaussu, na Padaria Artesanal.

Ainda em agosto, nos dias 21 a 23, foi realizado em Ourinhos curso de Segurança do Trabalho em Altura – NR 35, com o instrutor Bruno Ferreira Chagas.

Todos os participantes com frequência mínima de 80%, aprovados pelo instrutor e aptos para o exercício da ocupação, receberá o certificado de aproveitamento do SENAR-AR/SP que tem reconhecimento e validade em todo Brasil.

PreviousNext

CONHEÇA O SENAR – O SENAR-SP é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária, composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) foi criado pela lei Nº 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que prevê sua criação nos moldes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O SENAR baseia seus cursos em princípios e diretrizes estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (Cinterfor), formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nas diretrizes emanadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de suas federações vinculadas.

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.